Cientistas sintetizam nanopartículas poliméricas contendo D-Limoneno a fim de melhorar a atividade antimicrobiana em embalagens
As nanopartículas sintetizadas foram avaliadas quanto à estabilidade térmica e adequação para aplicações que incluem processos de temperatura elevada.
Pesquisadores da Universidade Aristóteles de Salonica, Grécia, desenvolveram nanopartículas poliméricas contendo D-Limoneno, a fim de melhorar as propriedades antimicrobianas para potencial aplicação em embalagens de alimentos. A pesquisa foi publicada na revista “Nanomateriais” com o título: Synthesis of D-Limonene Loaded Polymeric Nanoparticles with Enhanced Antimicrobial Properties for Potential Application in Food Packaging.
No estudo, o D-limoneno (o principal ingrediente de óleos essenciais encontrados nos citros) foi usado como um composto volátil modelo para a síntese de nanopartículas carregadas com terpeno. O D-limoneno foi incorporado em nanogéis, sintetizados por polimerização em mini-emulsão de Metacrilato de Metila e Dimetacrilato de Trietileno Glicol, para formar nanopartículas carregadas com terpeno.
Os pesquisadores tiveram sucesso na síntese de nanopartículas poliméricas carregadas com D-limoneno com propriedades antimicrobianas. As nanopartículas testadas exibiram atividade inibitória contra todos os microrganismos investigados, mesmo em quantidades relativamente pequenas do ingrediente ativo D-limoneno.
A equipe avaliou o desempenho geral das nanopartículas e evidenciaram as mesmas como um material candidato promissor para a formação de superfícies autoesterilizadas com potencial aplicação em materiais de embalagem de alimentos.
Referências
- Andriotis EG, Papi RM, Paraskevopoulou A, Achilias DS. Synthesis of D-Limonene Loaded Polymeric Nanoparticles with Enhanced Antimicrobial Properties for Potential Application in Food Packaging. Nanomaterials. 2021 Jan;11(1):191.