Back

Especialistas se reúnem para discutir sobre gestão de alergênicos em fórum virtual

O evento acontece nesta quinta-feira e é aberto ao público. Saiba como se inscrever

Há mais de 170 alimentos considerados com potencial alergênico, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). Dentre esses alimentos, um grupo se destaca por ser responsável pela maioria das ocorrências, sendo eles: ovos, leite, amendoim, frutos do mar, soja, trigo, castanhas e peixes. Para que o profissional da área de Segurança de Alimentos consiga obter conhecimento e domínio sobre o assunto, garantindo segurança ao consumidor e ao cliente para quem presta serviço, é preciso muito estudo e adquirir conhecimento com outros especialistas.

Na próxima quinta-feira (17), o Portal e-food, site colaborativo entre profissionais da indústria de alimentos, vai fornecer, de forma acessível, uma discussão sobre os principais tópicos que permeiam a gestão de alergênicos. Cinco profissionais capacitadas vão falar de assuntos como: análise e gerenciamento de risco, requisito legal no Brasil, diferenças entre alergias e intolerâncias, conceitos de verificação, validação e monitoramento.

Uma das especialistas que está à frente deste Fórum, a engenheira química Celi Argôlo, acredita que o encontro tem relevância não só pela segurança de alimentos, mas também por envolver a saúde pública. “Trocar informações com profissionais capacitados e levar um pouquinho do meu conhecimento e experiências para interessados me deixa feliz, pois o nosso papel como profissional da área de produção de alimentos é sempre levantar os riscos possíveis e controlá-los ou, no mínimo, alertar sobre”, conta Celi que possui 26 anos de experiência na área.

A engenheira de alimentos e palestrante confirmada, Livia Rodrigues, adiantou um dos pontos que será discutido: “É necessário implantar e implementar um eficaz Programa de Controle de Alergênicos (PCAL) realizando análises críticas detalhadas de seus processos, estabelecendo medidas de controle necessárias contra a contaminação cruzada e definindo sistemáticas de verificação e validação”, detalha a especialista que tem 12 anos de experiência na indústria de alimentos.

O evento está sendo organizado pelas duas fundadoras do Portal e-food, a engenheira química e consultora Luciana Salles e a nutricionista e também consultora Natália Lima. Elas explicam que a escolha do tema foi pensando na relação de confiança entre consumidor e produtor. “Nossa expectativa para este fórum é que conceitos e práticas eficazes associadas à gestão de alergênicos sejam compartilhados, aprimorando o conhecimento de todos os profissionais que estiverem presentes. É um assunto muito importante para a saúde dos consumidores em todo o mundo, e que impacta diretamente a confiabilidade deles nos alimentos e marcas”, explica Luciana Salles.

Leia mais:

Além das especialistas Livia Rodrigues e Celi Argôlo, a engenheira de alimentos Danielle Almeida também vai participar do Fórum como palestrante. Ela atuou por 10 anos na qualidade em indústrias de alimentos de diversos segmentos, gerenciando equipes nas áreas de controle, gestão e garantia da qualidade.

As inscrições para participar do Fórum estão abertas para profissionais que atuam na área de Segurança de Alimentos, professores, estudantes e curiosos sobre o tema.

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!