• Home
  • Eventos
  • Blog
  • Editora
  • Contato
  • Área de Submissões
    • Meu Perfil
    Agron Food Academy
    • Home
    • Eventos
    • Blog
    • Editora
    • Contato
    • Área de Submissões
    • Meu Perfil

      Capítulo ENAG

      Organização – Agron Food Academy
      Agron Food Academy » IMOBILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DA LIPASE EVERSA TRANSFORM 2.0 NA TRANSESTERIFICAÇÃO DE ÓLEO DE SOJA  

      IMOBILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DA LIPASE EVERSA TRANSFORM 2.0 NA TRANSESTERIFICAÇÃO DE ÓLEO DE SOJA  

      • Escrito por Agron Food Academy
      • Categorias Capítulo ENAG
      • Data 27/12/2022
      • Comentários 0 comentário

      Capítulo de livro publicado no livro do VIII ENAG E CITAG. Para acessa-lo  clique aqui.

      DOI: https://doi.org/10.53934/9786585062046-68

      Este trabalho foi escrito por:

      Francisco Lucas Chaves Almeida; Giovanna Totti Bullo  ; Mariana Pereira Silveira ; Rafaela Menezes dos Passos; Klicia Araújo Sampaio ; Ana Silvia Prata ; Marcus Bruno Soares Forte  *

      *Autor correspondente (Corresponding author) – Email: [email protected]

      RESUMO: A imobilização surge como uma ferramenta que proporciona uma fácil recuperação e reuso de enzimas, diminuindo assim o impacto do custo das enzimas no processo. Entretanto, para que isso seja eficientemente empregado, os agentes utilizados no processo de imobilização também necessitam apresentar baixo custo. Nesse contexto, o presente estudo objetiva estudar a substituição do alginato de sódio por amido de milho comercial na imobilização de lipases. Soluções de alginato de sódio (2,8% p/v), amido de milho comercial (2,8% p/v) e lipase comercial Eversa Transform 2.0 foram misturadas nas proporções mássicas de 80%: 0%: 20% (A); 60%: 20%: 20% (B) e 40%: 40%:20% (C), respectivamente, e em seguida foram gotejadas em uma solução de cloreto de cálcio a 200mM. A microscopiaóptica demonstrou que as partículas contendo amido apresentaram maior uniformidade de parede e maior esfericidade, mas em contrapartida, tambémexibiram menor resistência mecânica (3,63 N ± 0,23 (A), 2,78 N ± 0,16 (B), 1,57 N ± 0,16 (C)) e maior tamanho (2,52 mm ± 0,25 (A), 2,71 mm ± 0,21 (B), 2,7 mm ± 0,21 (C)). Em relação à transesterificação do óleo de soja, os processos conduzidos com as partículas contendo amido de milho apresentaram maior fração mássica de ésteres etílicos, sendo elas 73,69 (B) e 70,20% (C). Com isso, conclui-se que é possível a substituição parcial do alginato de sódio pelo amido de milho, proporcionando assim uma diminuição no custo do processo de imobilização.

      Palavras-chaves: Imobilização enzimática, biodiesel, amido de milho

      ABSTRACT: Immobilization emerges as a tool that provides an easy recovery and reuse of enzymes, thus reducing the impact of the cost of enzymes in the process. However, for this to be efficiently used, the agents used in the immobilization process need to have low cost. In this context, the present study aims to evaluate the replacement of sodium alginate by commercial corn starch in the lipase immobilization. Sodium alginate solutions (2.8% w/v), commercial corn starch (2.8% w/v) and commercial lipase Eversa Transform 2.0 were mixed in the mass proportions of 80%: 0%: 20% (A ); 60%: 20%: 20% (B) and 40%: 40%:20% (C), respectively, and then dripped into a 200 mM calcium chloride solution. Optical microscopy showed that the starch-containing particles had greater wall uniformity and greater sphericity, but on the other hand, they also had lower mechanical strength (3.63 N ± 0.23 (A), 2.78 N ± 0.16 (B), 1.57 N ± 0.16 (C)) and larger size (2.52 mm ± 0.25 (H), 2.71 mm ± 0.21 (B), 2.7 mm ± 0.21 (C) )). Regarding the soybean oil transesterification, the processes carried out using the particles containing corn starch showed a higher mass fraction of ethyl esters, being 73.69 (B) and 70.20% (C). Therefore, it is concluded that it is possible to partially replace sodium alginate by corn starch, thus providing a decrease in the cost of the immobilization process.

      Keywords: Enzymatic immobilization, biodiesel, corn starch

      INTRODUÇÃO

      As lipases (EC 3.1.1.3) representam uma das classes de enzimas mais utilizadas no mercado mundial, principalmente por serem capazes de catalisarem diversas reações, tais como: hidrólise, transesterificação, esterificação, entre outras.  Todavia, assim como as demais enzimas, quando utilizadas na sua forma livre, a dificuldade de recuperação e reuso são ainda grandes obstáculos a serem superados (1–3).

                  Assim, a imobilização de enzimas surge como uma forma de aprisionar a enzima em uma região (suporte) delimitada facilitando assim a sua recuperação e reuso no processo. Sabe-se que atualmente existem diversas técnicas capazes de imobilizar enzimas, mas a gelificação iônica têm se destacado, visto que ocorre em condições amenas de temperatura e não faz uso de agentes químicos severos capazes de desnaturar a enzima (4–6).

                   Atualmente, muitos materiais já foram testados como suporte para a imobilização de enzimas por meio de gelificação iônica, mas os materiais poliméricos, como os polissacarídeos, têm chamado a atenção por sua versatilidade e possibilidades de modificação, além de sua diversidade. Dentre esses, polissacarídeos que vêm sendo amplamente utilizados tais como alginato de sódio, amido de milho, quitosana e outros, , o alginato, em conjunto com o cloreto de cálcio, é um dos pares mais utilizados para a gelificação iônica (7–10).

                  Apesar de ser o polissacarídeo mais utilizado atualmente, o alginato apresenta alto custo quando comparado a outros (amido, por exemplo) e suas partículas apresentam poros grande, podendo permitir a lixiviação de moléculas como enzimas. Todavia, Chan et al. (11) destacam que a associação do alginato com outros polissacarídeos pode ocasionar uma menor porosidade da partícula.

                  Nesse contexto, o amido de milho surge como um potencial substituto do alginato de sódio, principalmente por apresentar um menor custo quando comparados entre si e também apresentar a capacidade de realizar crosslinking com íons bivalentes como o cloreto de cálcio. Assim, o presente estudo objetiva estudar a substituição do alginato de sódio por amido de milho comercial na imobilização da lipase eversa transform 2.0.

      MATERIAL E MÉTODOS

                     Imobilização da lipase

      A imobilização foi realizada utilizando solução de alginato de sódio (2,8% p/v) e amido de milho comercial (2,8%) e 20% (m/m) da lipase comercial Eversa Transform 2.0 (Tabela 1). Com o uso de um tubo de silicone (ID 4 mm), transportou-se a solução anterior através de uma bomba peristáltica (MasterFlex®) até um bico atomizador de fluido duplo (ID = 1mm), a qual foi gotejada em uma solução de cloreto de cálcio a 200 mM. Em seguida, as partículas ficaram em maturação durante 15 min, sendo filtradas e lavadas posteriormente com água destilada.

      Caracterização das partículas

      As partículas foram caracterizadas através de microscopia óptica utilizando um microscópio óptico Nikon (AZ100, Tóquio, Japão), com uma maximização de 4x, e resistência mecânica utilizando-se um texturometro TA-XT Plus Texture Analyzer (Stable Micro Systems, UK). Para a análise de textura, oito partículas foram distribuídas uniformemente e comprimidas até 50% do seu tamanho inicial com o auxílio de uma probe cilindrica (diâmetro de 36 mm). O tamanho médio das partículas foi realizado utilizando o software Imaje J.

      Reação e caracterização dos produtos da Transesterificação do Óleo de Soja

      Para a reação de transesterificação do óleo de soja, 5g de óleo foram utilizados, e os demais parâmetros são descritos a seguir: relação molar de 1:4,5 (óleo: etanol); 3% de água (em relação a massa de óleo) e 1g de partículas contendo lipase imobilizada, temperatura de 40°C e agitação de 300 RPM. As reações foram conduzidas por um período de 48h em elermeyers de 10mL. Após a reação, as soluções foram centrifugadas a 10000 RPM durante 10 min e caracterizadas por Cromatografia de Exclusão de Tamanho de Alto Desempenho (HPSEC) de acordo com a metodologia descrita por Ferreira et al. (12).

      RESULTADOS E DISCUSSÃO

      Na Figura 1, pode-se verificar a microscopia óptica das partículas produzidas com as diferentes formulações.

      Observa-se que as partículas B e C apresentam uma maior uniformidade de parede e maior esfericidade, sendo observada a formação de calda na partícula contendo somente alginato (A). A partícula A é aquela que apresenta poros mais largos, indo de encontro ao elucidado pela literatura, uma vez que Chan et al.. (11)relata em seu trabalho que o amido é capaz de reforçar a rede de hidrogel e preencher os vazios intersticiais, garantindo maior esfericidade.

      Percebeu-se ainda quea adição de amido ocasionou uma diminuição da resistência mecânica das partículas (Fig. 2 A) variando de 3,63 N ± 0,23 (alginato 2%) a 1,57 N ± 0,16 (alginato 1% + amido 1%). Entretanto, mesmo com o decréscimo na resistência mecânica nas partículas adicionadas de amido, quando deixadas em repouso a temperaturas de 50, 60 e 70 °C imersas em água e em uma solução de azeite de oliva: etanol (1:6 molar), todas mantiveram sua estrutura após 24h. Ressalta-se ainda que a adição de amido impactou no aumento do tamanho de partículas (Fig. 2B).

      Produção e caracterização do biodiesel

      Observa-se na Tabela 1 os resultados obtidos para transesterificação do óleo de soja utilizando os biocatalisadores imobilizados. Constata-se a conversão de triglicerídeos em diglicerídeos, monoglicerídeos, ácidos graxos livres e ésteres etílicos. A produção de biodiesel através da metodologia proposta foi mais satisfatória para menores concentrações de alginato. Isso sinalizaria que, de fato, a substituição do alginato de sódio pelo amido de milho comercial é viável, tendo em vista a possibilidade de aumento da conversão de ésteres etílicos, e também pelo fato do amido apresentar menor custo, beneficiando o processo pela diminuição de custos financeiros para produção dos biocatalisadores.

      CONCLUSÕES

      Baseado nos resultados apresentados, pode-se concluir que as partículas contendo amido apresentaram uma menor quantidade de poros se comparadasàpartícula contendo somente alginato, mas também demonstraram menor resistência mecânica. Já para a produção de biodiesel, a substituição do alginato por amido é viabilizada, uma vez que as conversões utilizando amido de milho foram maiores e o aumento do teor de amido em substituição do alginato diminui custos. Assim, é viável a substituição parcial do alginato de sódio pelo amido de milho comercial.

      AGRADECIMENTOS

      A equipe do projeto agradece a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP pelo suporte financeiro e concessão da bolsa de doutorado (FAPESP 2019/03399-8) ao qual o projeto está vinculado e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq pela concessão da bolsa de Iniciação Científica e ao Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (código de financiamento 001).

      REFERÊNCIAS

      1.        Kapoor M, Gupta MN. Lipase promiscuity and its biochemical applications. Process Biochem [Internet]. 2012 Apr;47(4):555–69. Available from: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S135951131200027X

      2.        Sharma R, Chisti Y, Banerjee UC. Production, purification, characterization, and applications of lipases. Biotechnol Adv [Internet]. 2001 Dec;19(8):627–62. Available from: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0734975001000866

      3.        Villeneuve P, Muderhwa JM, Graille J, Haas MJ. Customizing lipases for biocatalysis: a survey of chemical, physical and molecular biological approaches. J Mol Catal B Enzym [Internet]. 2000 Apr;9(4–6):113–48. Available from: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1381117799001071

      4.        Dong H, Zhang W, Wang Y, Liu D, Wang P. Biofilm Polysaccharide Display Platform: A Natural, Renewable, and Biocompatible Material for Improved Lipase Performance. J Agric Food Chem. 2020;68(5):1373–81.

      5.        Haskell AK, Sulman AM, Golikova EP, Stein BD, Pink M, Morgan DG, et al. Glucose Oxidase Immobilized on Magnetic Zirconia: Controlling Catalytic Performance and Stability. ACS Omega. 2020;5(21):12329–38.

      6.        Kuang L, Zhang Q, Li J, Tian H. Preparation of Lipase − Electrospun SiO 2 Nano fi ber Membrane Bioreactors and Their Targeted Catalytic Ability at the Macroscopic Oil − Water Interface. 2020;

      7.        Rinaudo M. Main properties and current applications of some polysaccharides as biomaterials. Polym Int [Internet]. 2008 Mar;57(3):397–430. Available from: http://doi.wiley.com/10.1002/pi.2378

      8.        Thangaraj B, Solomon PR. Immobilization of Lipases – A Review. Part II: Carrier Materials. ChemBioEng Rev. 2019;6(5):167–94.

      9.        Torres-Salas P, Del Monte-Martinez A, Cutiño-Avila B, Rodriguez-Colinas B, Alcalde M, Ballesteros AO, et al. Immobilized biocatalysts: Novel approaches and tools for binding enzymes to supports. Adv Mater. 2011;23(44):5275–82.

      10.      Zhang DH, Yuwen LX, Peng LJ. Parameters affecting the performance of immobilized enzyme. J Chem. 2013;2013.

      11.      Chan ES, Wong SL, Lee PP, Lee JS, Ti TB, Zhang Z, et al. Effects of starch filler on the physical properties of lyophilized calcium-alginate beads and the viability of encapsulated cells. Carbohydr Polym [Internet]. 2011;83(1):225–32. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/j.carbpol.2010.07.044

      12.      Ferreira MC, Toledo Hijo AAC, Farias FO, Batista EAC, Maximo GJ, Meirelles AJA. In search of sustainable alternatives for vegetable oils deacidification using oligomeric ionic liquid approach. Fluid Phase Equilib [Internet]. 2022 Apr;555:113350. Available from: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S037838122100412X

      Tag:ENAG

      • Share:
      Agron Food Academy
      Agron Food Academy

      Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

      Post anterior

      <a>DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE IOGURTE INTEGRAL SABORIZADO COM POLPA DE AMORA PRETA E MIRTILO</a>
      27/12/2022

      Próximo post

      <a>EXTRAÇÃO SUPERCRÍTICA PARA OBTENÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS: REVISÃO</a>
      27/12/2022

      Você também pode gostar

      ENAG
      PROPRIEDADES MECÂNICAS DE FILMES DE AMIDO DE MILHO E FARINHA DE PALMA
      27 dezembro, 2022
      ENAG
      AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO E DA ATIVIDADE CITOTOXIPOTENCIAL DO ÓLEO ESSENCIAL DE MARMELEIRO FRENTE A ARTEMIA SALINA
      27 dezembro, 2022
      ENAG
      ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FILME BIODEGRADÁVEL E ATIVO COM EXTRATO DE BETERRABA (BETA VULGARIS L.)
      27 dezembro, 2022

      Deixe uma resposta Cancelar resposta

      Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

      Pesquisar

      III Semana Nacional da Microbiologia de Alimentos na Indústria

      III Semana Nacional da Microbiologia de Alimentos na Indústria

      R$20.00
      Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos

      Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos

      R$320.00

      Receba nosso conteúdo


      Sign up for Newsletter

      Be one step ahead with our latest deals, offers and discount for Education themes

      logo_agro_food copiar

      Contamos com instrutores com experiência e atuação no mercado, design didático EAD voltado à prática, materiais de estudo intuitivos e assessoria acadêmica presente.

      Nossos eventos buscam ligar a área acadêmica com o setor produtivo, buscando parceiros em diversas instituições de pesquisa e oferecendo palestras sempre atuais e cursos práticos.

      Contato

      • (16) 993355004
      • [email protected]

      Links Úteis

      • Cursos
      • Eventos
      • Área de Afiliados
      • Política de Privacidade
      • Termos de Uso
      • Contato
      • Minha Conta
      • Fórum

      agronfoodacademy

      Ajudamos empresas e estudantes a terem uma experiência cheia de amor e conhecimento em ciências dos alimentos

      agronfoodacademy
      📢 ATENÇÃO! Chamada aberta para publicação n 📢 ATENÇÃO! Chamada aberta para publicação no livro e-book "Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços", volume 4! 📚

Link: https://agronfoodacademy.com/produto/cta-vol4/

🧪 Se você é pesquisador na área de alimentos, essa é a sua chance de compartilhar seus conhecimentos e avanços com o mundo! 🌎

💻 O livro será eletrônico, com ISBN e DOI para cada trabalho, e será de acesso livre. 📚

🌎E o melhor de tudo: todos os trabalhos serão avaliados por um conselho editorial composto por especialistas da área, garantindo a qualidade e confiança do livro. 🌎

🔬 Aceitamos pesquisas científicas e revisão de literatura nas seguintes áreas: análises físico-químicas de alimentos, microbiologia de alimentos, pesquisa e desenvolvimento em alimentos, química e bioquímica de alimentos, segurança de alimentos, toxicologia dos alimentos, biotecnologia de alimentos e ciência sensorial e estudos de consumo. 🧪

📅 Não perca tempo, o prazo para submissão é dia 03 de março! 📆

💰 E o melhor, você pode escolher o melhor preço para a sua submissão!

Divida o pagamento em até 12x de 9,58

✨ Não deixe de participar dessa grande oportunidade de compartilhar seus conhecimentos e ser reconhecido como autor de um livro publicado! ✨

#ChamadaAberta #Publicação #LivroEletrônico #CiênciadeAlimentos #Pesquisas #Avanços #AgronFoodAcademy
      lançamento 🎉 É com muita alegria 🤗 que an lançamento 🎉

É com muita alegria 🤗 que anunciamos o lançamento da III Semana Nacional da Microbiologia de Alimentos na Indústria 🧪! O evento acontecerá de 25 a 29 de Setembro de 2023 e será uma oportunidade única 💥 para aprimorar suas habilidades e conhecimentos sobre a prática da microbiologia dentro da indústria de alimentos 🍎🍔🍺.

Com uma programação repleta de temas práticos nas áreas de Frutas e hortaliças 🌻, Carne 🥩, Laticínios 🧀, Bebidas 🍹 e Produtos panificados 🍞, você terá a chance de se atualizar sobre as últimas tendências e desenvolvimentos da microbiologia de alimentos 💡. Além disso, a troca de experiências entre participantes e profissionais da indústria 🤝 criará um ambiente ideal para o aprendizado prático 💪.

Com duas edições já realizadas 📅 e mais de 500 participantes impactados 💥 com um conteúdo de extrema qualidade 💯, a Semana Nacional da Microbiologia de Alimentos na Indústria é um evento imperdível 🔥 para todos aqueles que buscam se desenvolver e crescer profissionalmente 🚀. E o melhor de tudo 🙌: Existe a possibilidade de inscrição gratuita 🎉!

Não perca a oportunidade de participar desse evento incrível! 🚀 A inscrição já está aberta. Acesse agora o site https://agronfoodacademy.com/semicro/ e garanta sua vaga! 

Inscreva-se agora 💻 e prepare-se para um mergulho ainda mais profundo na microbiologia de alimentos 🤿!

#SemanaNacionalDaMicrobiologiaDeAlimentos #MicrobiologiaDeAlimentos #IndústriaDeAlimentos #FrutasEHortaliças #Carne #Laticínios #Bebidas #ProdutosPanificados #AprendizadoPrático #ConteúdoDeQualidade #DesenvolvimentoProfissional #InscriçãoGratuita.
      Hoje o Agron Tips vai falar sobre legislação, vo Hoje o Agron Tips vai falar sobre legislação, você sabe consultar se algum alimento ou saneante está regularizado pela ANVISA?

Registro é o ato legal que reconhece a adequação de um produto à legislação sanitária. Trata-se de um controle feito antes da comercialização, sendo utilizado no caso de produtos que possam apresentar eventuais riscos à saúde.

Então é imprescindível consultar se qualquer produto ou ingrediente passou pelo crivo da ANVISA. Além de ser obrigatório é importantíssimo, tendo em vista a saúde do consumidor!

Para consultar é fácil! Basta entrar no site: https://consultas.anvisa.gov.br/#/alimentos/
Gostou? Deixa seu like e marque um amigo para espalhar essa informação!

#ANVISA #ALIMENTOS #AGRONFOODACADEMY #CONBRACA #SEMICRO
#ALIMENTOSSEGUROS #REGULATORIOS #RELEMBREAGRON
      O trabalho foi desenvolvido por Jenifer Ferreira d O trabalho foi desenvolvido por Jenifer Ferreira de Miranda e colaboradores membros do departamento de Bromatologia, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

A pesquisa foi pensada devido a busca por uma alimentação mais saudável e uma mudança no perfil alimentar da poupulação em geral, tendo estimulado pesquisas sobre alimentos e bebidas relacionados à redução de riscos à saúde, permitindo o desenvolvimento e a criação de novos produtos alimentícios.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/kombucha-de-infusao-de-cafe-arabica/

 #alimentaçãosaudável #kombucha #caféarabico #agronfoodacademy
      Olá pessoal! Os organizadores e a editora Agron F Olá pessoal! Os organizadores e a editora Agron Food Academy tem a honra de convidá-los para o lançamento do livro: Inovações tecnológicas: Aproveitamento integral dos alimentos

Neste e-book foram reunidos uma série de estudos acerca do aproveitamento integral de alimentos e a utilização de plantas alimentícias não convencionais
(PANC) como ingrediente potencialmente funcional. Essa obra tem como finalidade, contribuir com a literatura existente, estimular novas pesquisas e ampliar a
perspectiva de pesquisadores da área de alimentos.

Dia 01/02/2023 às 19:00, estaremos ao vivo no instagram da Agron Food Academy.

Contamos com sua presença.
      ⚠️ Hoje (23/01), é o último dia para aprovei ⚠️ Hoje (23/01), é o último dia para aproveitar o lote promocional do Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos (Clasa) 2023. Se você ainda não finalizou a sua inscrição, a hora é essa! ⚠️

O Clasa vai reunir centenas de profissionais da área de ciência e tecnologia de alimentos, pesquisadores, professores e estudantes de toda a América Latina. A programação do evento foi elaborada visando incentivar o pensamento sobre ações para a produção segura de alimentos considerando a qualidade e a sustentabilidade.

O período para adquirir a inscrição no VALOR PROMOCIONAL vai somente até às 23h59 de HOJE.

➡️ Programação

Durante dois dias, os inscritos participarão de ricas palestras nacionais e internacionais e poderão fazer networking com profissionais de diferentes países, uma oportunidade única! Haverá espaço para expositores e submissão de trabalhos. Faça parte disso! Garanta sua vaga e programe-se. Link na bio ou https://agronfoodacademy.com/clasa/

#Clasa #portalefood #Agronfoodacademy #alimentos #congresso
      A revisão realizada por pesquisadores da Guru Nan A revisão realizada por pesquisadores da Guru Nanak Dev University, e publicada com o título “Phenolic composition, antioxidant potential and health benefits of citrus peel” no jornal Food Research International, traz um olhar para a casca de frutas cítricas como potencial fonte substancial de compostos naturais que melhoram a saúde.

Sendo as cultivadas em maior abundância no mundo, as frutas cítricas são conhecidas por suas propriedades antioxidantes que trazem benefícios para a saúde humana. Sua casca representa de 40 a 50% da massa total da fruta, e, geralmente, é considerada um desperdício. Porém, é fonte de compostos naturais, particularmente compostos fenólicos e carotenoides.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/beneficios-casca-de-citricos/
#benefíciosasaúde #cascadecítricos #agronfoodacademy
      🚨🚨🚨 INSCRIÇÕES ABERTAS! Corra para gara 🚨🚨🚨 INSCRIÇÕES ABERTAS! Corra para garantir o valor do lote promocional (LINK NA BIO).

📍 O Rio de Janeiro já está de braços abertos para receber o Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos (Clasa) nos dias 08 e 09 de agosto de 2023, no Hotel Vila Galé, na Cidade do Rio, de forma 100% presencial.

@clasaalimentos 

São esperados centenas de profissionais, pesquisadores e estudantes de vários países da América Latina nesta primeira edição, que promete ser histórica!

➡️ Para quem é o Congresso

Todos os profissionais, estudantes e empresas nacionais e internacionais da área de Segurança de Alimentos podem participar do congresso.

➡️ Programação

Durante dois dias, os inscritos participarão de ricas palestras nacionais e internacionais e poderão fazer networking com profissionais de diferentes países, uma oportunidade única! Haverá espaço para expositores e submissão de trabalhos.

Faça parte disso! Garanta sua vaga e programe-se. (Link na bio)

#clasaalimentos #riodejaneiro #congressodealimentos #agronfoodacademy #alimentos
      A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do acordo de cooperação científica entre as instituições, lançam uma chamada de propostas de apoio à fixação de jovens doutores.

A chamada está inscrita no Programa do CNPq de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. Especificamente, o edital organizado com a FAPESP tem o propósito de contribuir para a retenção de jovens doutores em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica e/ou em temas estratégicos para o estado de São Paulo.

https://agronfoodacademy.com/agencias-lancam-chamada-para-fixacao-de-doutores-no-brasil/
      Siga-nos

      Feito com amor por Agencia TDW - Todos os direitos reservados © - Agron Food Academy

      Esse site usa cookies