Pesquisadores desenvolvem filme biodegradável a partir da curcumina
Filmes biodegradáveis que possuem função de blindagem UV estão em alta demanda devido à escassez de recursos petrolíferos e à necessidade de reduzir o uso de filmes plásticos à base de petróleo. Alimentos oleosos, como óleo vegetal, são facilmente deteriorados pela emissão, e a irradiação de raios ultravioleta acelera esse processo, afetando o sabor, a nutrição e a saúde humana.
A gelatina, uma macromolécula degradável derivada de ossos e pele de animais, é um substituto potencial para embalagens plásticas devido à sua biossegurança, alta transparência e facilidade de formação de filmes. Extratos naturais orgânicos são alternativas mais atraentes para proteção UV em comparação com minerais não renováveis, como o TiO2 e AgNPs, que são caros e podem afetar a transparência dos filmes.
A curcumina é um composto bioativo natural extraído de certas plantas, como as zingiberaceae e araceae. Possui propriedades antioxidantes e antibacterianas, e é segura em doses elevadas. Sua capacidade de proteção contra raios UV é devida à presença de um anel de benzeno e uma estrutura de cetona carbonilada em sua molécula. A combinação dessas características permite que a curcumina absorva efetivamente a luz ultravioleta em uma ampla faixa.
Por apresentar tais características, a curcumina se tornou objeto de estudo para sua utilização na fabricação de filmes biodegradáveis. Durante a pesquisa, a curcumina foi introduzida como extensor de cadeia na cadeia molecular de um poliuretano à base de óleo de mamona, gerado no composto poliuretano à base de curcumina (CWP). Esse composto foi então combinado com gelatina para a obtenção de filmes bioativos.
Foram tratados diversos testes para caracterizar as propriedades dos filmes compostos, como cor, capacidade de blindagem UV, transparência, estabilidade térmica, resistência à água, permeabilidade à água e ao oxigênio, propriedades mecânicas e resistência à oferta. Além disso, foram realizados experimentos de apresentação em óleo de soja comestível para verificar a eficácia do CWP na retardação da foto-oxidação em alimentos oleosos.
O poliuretano à base de água com a curcumina como extensor foi sintetizado com a gelatina para obter os filmes bioativos. Como resultado, foi possível obter um filme brilhante, amarelo e de alta transparência. À medida que o teor de CWP foi aumentando, o inchaço índice e solubilidade em água do filme WGA, diminuiu significativamente o que melhoraram em comparação com o filme de gelatina pura. Outro ponto positivo, é que além de manter a atividade antioxidante da curcumina em sistemas lipossolúveis, o CWP também aumenta, significativamente, a atividade em água solúvel sistemas.
O “CWP-gelatina” é uma estratégia de embalagem de alimentos antioxidante mais promissora do que o “polímero antioxidante” comum sistema composto.
Pesquisas como essa trazem novidades tecnológicas para o setor e pode ajudar no consumo excessivo de recursos petrolíferos e despertam um olhar para a segurança alimentar.
Referências:
ZHANG, Tao e cols. Filmes bioativos compostos de poliuretano-gelatina à base de curcumina para proteção UV eficaz e inibição da oxidação do óleo. Controle Alimentar , v. 141, p. 109199, 2022. See More