• Home
  • Eventos
  • Blog
  • Editora
  • Contato
  • Área de Submissões
    • Meu Perfil
    Agron Food Academy
    • Home
    • Eventos
    • Blog
    • Editora
    • Contato
    • Área de Submissões
    • Meu Perfil

      Blog

      Organização – Agron Food Academy
      Agron Food Academy » Utilização de ferramentas de gerenciamento de riscos para uma cozinha industrial: modismo ou necessidade?

      Utilização de ferramentas de gerenciamento de riscos para uma cozinha industrial: modismo ou necessidade?

      • Escrito por Agron Food Academy
      • Categorias Blog
      • Data 26/04/2022
      • Comentários 1 comentário

      Autores: Elaine de Oliveira Pinto1, Gisela Silva da Costa2, Larissa Dias Campos3, Sérgio Thode Filho4. Todos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PCTA/IFRJ).

      As etapas de uma alimento pronto para serem consumidos são desenvolvidos em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) oferecidos por serviços específicos para este fim, neste caso, uma UAN hospitalar, que inicia este processo com a recepção da matéria-prima e segue até a entrega da dieta para o paciente (ANVISA, 2004).

      Para que os pacientes internados tenham uma refeição de qualidade, todas as etapas do sistema de trabalho devem estar funcionando corretamente. Um desses etapas é o sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho, que tem por objetivo garantir a segurança dos colaboradores, aumentando a produtividade, a qualidade das refeições e a diminuindo o número de acidentes de trabalho.

      Todo esse processo é controlado por ferramentas para gerenciamento dos riscos, que consiste em processos que possam identificar, analisar, avaliar e resolver ou minimizar os riscos.

      Agentes de riscos em uma cozinha industrial são encontrados frequentemente neste ambiente devido ao tipo de serviço prestado. Estes riscos são classificados como riscos toxicológicos, biológicos, químicos, mecânicos e ambientais.

      Adicionalmente, os riscos ambientais podem ser classificados como físicos químicos e  biológicos, segundo a Norma Regulamentadora 09 publicada na Portaria nº 3.124/1978. Embora a NR-9 (1994) não cite os riscos ergonômicos e de acidentes, a portaria n.º 25, de 29 de dezembro de 1994 (1994), os incluiu em seus anexos, na classificação dos riscos ocupacionais, considerando riscos ergonômicos aqueles que causem desconforto ao trabalhador. Já os riscos de acidentes são os usos de equipamentos, produtos, disposição das instalações, proteções e qualquer tipo de risco que possam gerar acidentes durante o exercício das atividades laborais (BRASIL, 2020).

      Deste modo, devido à grande manipulação desses alimentos e à grande oferta de nutrientes presentes neles, aumentam os riscos de contaminação desde o início do processo. Por isso, é necessário garantir as boas práticas de segurança e higiene dos produtos.

      Um estudo desenvolvido em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) de um Hospital Universitário na cidade do Rio de Janeiro – RJ, na cozinha industrial, área específica de produção das grandes refeições para pacientes com 116 trabalhadores analisou os riscos encontrados nesta UAN, onde sequencialmente realizou-se um brainstorming, reuniões com os trabalhadores, análises observacionais, relatório fotográfico e preenchimento uma ferramenta de priorização das fontes de riscos identificados para posterior tomada de decisões.

      Foram identificados 4 riscos físicos, 4 químicos, 6 biológicos, 6 ergonômicos e 8 riscos de acidentes. O risco identificado considerado mais grave foi o de acidente provocado por um vazamento na tubulação de gás que alimenta o fogão. Também foram encontrados riscos biológicos (fungos, bolores, insetos e ratos), outros riscos de acidentes (coifas da exaustão com presilhas e varas soltas). Também foram identificadas presença de insetos que muitas vezes caem em alimentos na hora da preparação ou do porcionamento, as moscas ingerem fezes e alimentos em decomposição. A presença desses vetores para locais que atuam com manipulação de alimentos, representa um risco muito grave, já que elas podem transmitir mais de 100 diferentes tipos de doenças que colocam a saúde do trabalhador e a segurança do alimento em risco, gerando prejuízos financeiros, pois o descarte é obrigatório caso pousem ou caiam sobre os alimentos.

      Foram identificados os riscos químicos (substâncias químicas manipuladas incorretamente) e os riscos físicos (falta de EPI, uso contínuo de luva de látex pelo cozinheiro próximo as chamas, iluminação inadequada e equipamentos sem proteção). O uso contínuo de luva de látex pelo cozinheiro (Figura 1-C) denota um equívoco no que tange a conscientização sobre a higienização correta das mãos, pois muitos trabalhadores pensam que ao utilizar as luvas seria uma medida suficiente de higiene. Porém, esta prática contribui para que a higienização correta das mãos seja negligenciada. Além disso, segundo a CVS 5/2013, o uso do látex não é permitido em processos que envolvam calor, como cozimento e fritura. A iluminação inadequada no ambiente de trabalho pode prejudicar a saúde física ou psicológica de um trabalhador, além de afetar seu rendimento. Esta não conformidade em um ambiente de cozinha industrial aumenta consideravelmente os erros e a viabilidade de um acidente de trabalho. Já a falta de EPI’s e os equipamentos sem proteção e com altos ruídos prejudicam a audição além de representar risco físico.

      Os resultados do relatório fotográfico nos setores da cozinha estão apresentados na figura 1. Ao longo do período de análise, foram observados ruídos excessivos provocados por equipamentos sem manutenção (A). EPI’s impróprios para o uso (B). Utilização de luva de latex, possibilitando uma doença transmitida por alimento (C). Mesa de trabalho com altura inadequada para o trabalhador e ausência de sapato de segurança (D). Manutenção de equipamento com o uso de um balde plástico (E), Diluição inadequada dos produtos de limpeza (F). Apesar da existência da legislação brasileira, os índices de acidentes do trabalho ainda são muito altos e geralmente decorrentes das más condições e da falta de segurança dos ambientes laborais somados à falta de fiscalização por parte dos órgãos competentes. O cumprimento das Normas Regulamentadoras (NRs) um desafio para as UAN, onde os gestores precisam ter em mente que a segurança alimentar, passa obrigatoriamente pela saúde do trabalhador.

      Figura 1. Relatório fotográfico da cozinha industrial da UAN. Imagens do relatório fotográfico, referente aos diferentes grupos de risco identificados. Risco Físico (A), Risco Físico (B), Risco biológico (C), Risco ergonômico e de acidente (D), Risco de acidente e (E), Risco químico (F).
      Fonte: Autores (2021-2022)

      Os dados apontaram que a verificação diária e as ações corretivas permitem a segurança do trabalhador e do alimento contribuindo para a eficácia das atividades laborais, diminuindo o número de acidentes de trabalho, baixo índice de absenteísmo e licenças, garantindo a qualidade das dietas oferecidas aos pacientes e a segurança ocupacional.

      A avaliação dos riscos ambientais é de suma importância para o gerenciamento da saúde e segurança do trabalho em cozinhas industriais, pois diante destes dados é possível elaborar medidas mitigadoras para o controle dos riscos ou eliminação dos riscos, melhorando o ambiente de trabalho e garantindo a saúde e segurança dos trabalhadores.

      Sobre os autores:

      1Elaine de Oliveira Pinto: Graduada em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense. Mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Residência em Nutrição Institucional do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Desde 2013 Servidora do Estado do Rio de Janeiro no Hospital Universitário do Rio de Janeiro/UERJ. Desde 01/05/2017 participa do quadro da chefia da Divisão de nutrição do Hospital Universitário Pedro Ernesto, inicialmente pelo Controle de qualidade e atualmente chefe da Alimentação Coletiva, sendo responsável pelo sistema de prescrição nutricional, faturamento, e supervisão da equipe de fiscalização da produção de alimentos pela empresa terceirizada servidos aos pacientes. Participação na equipe de elaboração dos editais para terceirização para prestação deso serviço de alimentação dos pacientes. Formada no curso superior de tecnologia em Sistemas de Computação pela UFF. 

      2Gisela Silva da Costa: Nutricionista, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e especialista em nutrição clínica pela Universidade São Camil. Tem experiência em produção, terapia nutricional, lactário e nutrição clínica. É servidora desde 2015 no Instituto Nacional de Câncer, atuando no Centro de manipulação das dietas enterais e lactário e na assistência dos pacientes oncológicos.

      3Larissa Dias Campos: Nutricionista, mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo IFRJ e especialista em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos e em Saúde Pública. É Auditora Interna em Segurança de Alimentos na Norma ISO 22000:2018 e Auditora Interna em Sistemas de Gestão Integrado nas Normas ISO9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO45001: 2018.

      4Sérgio Thode Filho: Professor Associado (D402) no Departamento de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PCTA/IFRJ). Pós-Doutorado em Recursos Naturais e Proteção Ambiental, Doutor em Ciências, Mestre em Sistemas de Gestão Integrada (Ambiente, Qualidade, Saúde e Segurança do Trabalho), Higienista Ocupacional, Administrador e Biólogo. Ensino e Pesquisa em Gestão de Segurança Ocupacional e Qualidade em UAN’s, Avaliaçao de Impacto Ambiental e Síntese de Biomateriais.

      Referências:

      de Oliveira Pinto, E., Aquino, CRC, da Costa, GS, Campos, LD, Rodrigues, YG, & Thode Filho, S. (2022). Levantamento de riscos ambientais em uma cozinha industrial. Alimentos: Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, 2 (11), 60-70. https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/alimentos/article/view/2061. Acesso em 26 de março de 2022.

      BRASIL. Norma Regulamentadora 9: AVALIAÇÃO E CONTROLE DAS EXPOSIÇÕES OCUPACIONAIS A AGENTES FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 mar. 2020. https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/normas-regulamentadoras/nr-09-atualizada-2021-com-anexos-vibra-e-calor.pdf. Acesso em: 11 Abril de 2022.

      BRASIL, ANVISA. Portaria CVS 5, de 09 de abril de 2013. Regulamento técnico sobre boas práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e para serviços de alimentação. Brasília – DF, 2013.

      BRASIL. Portaria SSST 25 de 1994: APROVA A NORMA REGULAMENTADORA Nº 9 – RISCOS AMBIENTAIS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 dez 1994. https://www.normasbrasil.com.br/norma/portaria-25-1994_180705.html Acesso em: 11 Abril de 2022.

      Brasil (2014). Ministério da Saúde. Agência Nacional da Vigilância Sanitária. Resolução RDC n° 216, de 15 de setembro de 2004. Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Brasília, DF. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2004/res0216_15_09_2004.html>. Acesso em 11 de Abril de 2022.

      • Share:
      Agron Food Academy
      Agron Food Academy

      Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

      Post anterior

      Pesquisadores desenvolveram biosensor capaz de detectar a micotoxina patulina
      26/04/2022

      Próximo post

      Cientistas desenvolvem filme biodegradável capaz de melhorar as características pós-colheita do champignon
      27/04/2022

      Você também pode gostar

      Miniaturas site
      Compostos encontrados em cascas de frutas trazem benefícios a saúde humana
      17 janeiro, 2023
      Seleção bolsista fapesp
      Agências lançam chamada para fixação de doutores no Brasil
      12 janeiro, 2023
      Romã
      Pesquisa comprova efeito anti-inflamatório do óleo da semente da romã
      10 janeiro, 2023

        1 Comentário

      1. Fabricia Nicomedes
        27/04/2022
        Acesse para responder

        Excelente! Importante o trabalhador saber a que riscos ele está exposto.

      Deixe uma resposta Cancelar resposta

      Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

      Pesquisar

      Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos

      Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos

      R$280.00

      Receba nosso conteúdo


      Sign up for Newsletter

      Be one step ahead with our latest deals, offers and discount for Education themes

      logo_agro_food copiar

      Contamos com instrutores com experiência e atuação no mercado, design didático EAD voltado à prática, materiais de estudo intuitivos e assessoria acadêmica presente.

      Nossos eventos buscam ligar a área acadêmica com o setor produtivo, buscando parceiros em diversas instituições de pesquisa e oferecendo palestras sempre atuais e cursos práticos.

      Contato

      • (16) 993355004
      • [email protected]

      Links Úteis

      • Cursos
      • Eventos
      • Área de Afiliados
      • Política de Privacidade
      • Termos de Uso
      • Contato
      • Minha Conta
      • Fórum

      agronfoodacademy

      Ajudamos empresas e estudantes a terem uma experiência cheia de amor e conhecimento em ciências dos alimentos

      agronfoodacademy
      ⚠️ Hoje (23/01), é o último dia para aprovei ⚠️ Hoje (23/01), é o último dia para aproveitar o lote promocional do Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos (Clasa) 2023. Se você ainda não finalizou a sua inscrição, a hora é essa! ⚠️

O Clasa vai reunir centenas de profissionais da área de ciência e tecnologia de alimentos, pesquisadores, professores e estudantes de toda a América Latina. A programação do evento foi elaborada visando incentivar o pensamento sobre ações para a produção segura de alimentos considerando a qualidade e a sustentabilidade.

O período para adquirir a inscrição no VALOR PROMOCIONAL vai somente até às 23h59 de HOJE.

➡️ Programação

Durante dois dias, os inscritos participarão de ricas palestras nacionais e internacionais e poderão fazer networking com profissionais de diferentes países, uma oportunidade única! Haverá espaço para expositores e submissão de trabalhos. Faça parte disso! Garanta sua vaga e programe-se. Link na bio ou https://agronfoodacademy.com/clasa/

#Clasa #portalefood #Agronfoodacademy #alimentos #congresso
      A revisão realizada por pesquisadores da Guru Nan A revisão realizada por pesquisadores da Guru Nanak Dev University, e publicada com o título “Phenolic composition, antioxidant potential and health benefits of citrus peel” no jornal Food Research International, traz um olhar para a casca de frutas cítricas como potencial fonte substancial de compostos naturais que melhoram a saúde.

Sendo as cultivadas em maior abundância no mundo, as frutas cítricas são conhecidas por suas propriedades antioxidantes que trazem benefícios para a saúde humana. Sua casca representa de 40 a 50% da massa total da fruta, e, geralmente, é considerada um desperdício. Porém, é fonte de compostos naturais, particularmente compostos fenólicos e carotenoides.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/beneficios-casca-de-citricos/
#benefíciosasaúde #cascadecítricos #agronfoodacademy
      🚨🚨🚨 INSCRIÇÕES ABERTAS! Corra para gara 🚨🚨🚨 INSCRIÇÕES ABERTAS! Corra para garantir o valor do lote promocional (LINK NA BIO).

📍 O Rio de Janeiro já está de braços abertos para receber o Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos (Clasa) nos dias 08 e 09 de agosto de 2023, no Hotel Vila Galé, na Cidade do Rio, de forma 100% presencial.

@clasaalimentos 

São esperados centenas de profissionais, pesquisadores e estudantes de vários países da América Latina nesta primeira edição, que promete ser histórica!

➡️ Para quem é o Congresso

Todos os profissionais, estudantes e empresas nacionais e internacionais da área de Segurança de Alimentos podem participar do congresso.

➡️ Programação

Durante dois dias, os inscritos participarão de ricas palestras nacionais e internacionais e poderão fazer networking com profissionais de diferentes países, uma oportunidade única! Haverá espaço para expositores e submissão de trabalhos.

Faça parte disso! Garanta sua vaga e programe-se. (Link na bio)

#clasaalimentos #riodejaneiro #congressodealimentos #agronfoodacademy #alimentos
      A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do acordo de cooperação científica entre as instituições, lançam uma chamada de propostas de apoio à fixação de jovens doutores.

A chamada está inscrita no Programa do CNPq de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. Especificamente, o edital organizado com a FAPESP tem o propósito de contribuir para a retenção de jovens doutores em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica e/ou em temas estratégicos para o estado de São Paulo.

https://agronfoodacademy.com/agencias-lancam-chamada-para-fixacao-de-doutores-no-brasil/
      A pesquisa foi realizada por cientistas do Institu A pesquisa foi realizada por cientistas do Institute of Food Science Research, e publicada com o título: “Anti-inflammatory effect of two pomegranate seed oils obtained by green technologies in Caco-2 cells using the bioaccessible fraction from in vitro gastrointestinal digestion” no jornal Food Research International

Com beneficios comprovados, os ácidos α-linoléicos conjugados (CLAs) apresentam efeitos anticancerígenos, antiobesidade, antidiabéticos e anti-hipertensivos. No entanto, estão apenas presentes em gorduras animais e produtos lácteos. Devido a essa limitada fonte de recurso, recaí sobre a indústria alimentícia a fabricação, de forma sintética, de diferentes tipos de CLAs.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/efeito-anti-inflamatorio-roma/
##alimentacaosaudável #romã #agronfoodacademy
      A fabricação de filmes com características come A fabricação de filmes com características comestíveis é de grande interesse para as indústrias de alimentos e embalagens hoje, devido às demandas ambientais emergentes quanto ao uso de plásticos e à necessidade de materiais biodegradáveis ​​alternativos que possam fornecer funções de armazenamento e manutenção para uma vida útil semelhante às formas de embalagem sintéticas convencionais. 

https://agronfoodacademy.com/embalagens-de-soro-de-leite/

#sorodeleite #Agronfoodacademy #filmescomestiveis
      Lembrete: somente até 31/12 você garante a submi Lembrete: somente até 31/12 você garante a submissão para o e-book “Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços”, volume 4 por apenas R$ 70,00 😱

Mas atenção: todas as submissões poderão ser feitas até dia 03/03/2023!

Os trabalhos passarão por avaliação e serão publicados se aprovados pelo conselho editorial.

Aceitamos pesquisas científicas e revisões de literatura dentro da temática e a publicação será feita até 30/04/2023.

As áreas de submissão são:

Análises físico-químicas de alimentos ⚗️
Microbiologia de alimentos 🧫
Pesquisa e desenvolvimento em alimentos 💡
Química e bioquímica de alimentos🧪
Segurança de alimentos🌡️
Toxicologia dos alimentos☢️
Biotecnologia de alimentos🧬
Ciência sensorial e estudos de consumo📝

Saiba mais no nosso site:
https://agronfoodacademy.com/produto/cta-vol4/
      Confira nosso artigo sobre "Sálvia-comum: proprie Confira nosso artigo sobre "Sálvia-comum: propriedades e benefícios" no blog do nosso site: agronfoodacademy.com

#agronfoodacademy
      Irene Rodrigues Freitas (@irenerfreitas), Uma das Irene Rodrigues Freitas (@irenerfreitas), Uma das autoras do livro digital ÓLEOS VEGETAIS: PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, BIOATIVAS E ANTIOXIDANTES, tem um super convite! 

Dia 19/12/2022 às 17:00 todas as autoras estarão reunidas para o lançamento do livro e as mesmas gostariam de contar com sua presença!

A transmissão acontecerá no youtube da Editora Agron Food Academy pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=cj3TFSp_AVs

Esperamos vocês!
      Siga-nos

      Feito com amor por Agencia TDW - Todos os direitos reservados © - Agron Food Academy

      Esse site usa cookies