• Home
  • Eventos
  • Blog
  • Editora
  • Contato
  • Área de Submissões
    • Meu Perfil
    Agron Food Academy
    • Home
    • Eventos
    • Blog
    • Editora
    • Contato
    • Área de Submissões
    • Meu Perfil

      Capítulo de livro

      Organização – Agron Food Academy
      Agron Food Academy » DETERMINAÇÃO DOS COMPOSTOS BIOATIVOS NAS FARINHAS DOS TEGUMENTOS E DAS AMÊNDOAS DE MANGA ‘ESPADA’
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy

      DETERMINAÇÃO DOS COMPOSTOS BIOATIVOS NAS FARINHAS DOS TEGUMENTOS E DAS AMÊNDOAS DE MANGA ‘ESPADA’

      • Escrito por II ENOTND
      • Categorias Capítulo de livro
      • Data 24/06/2021

      Patrícia Maria de Araújo Gomes1; Dalmo Marcello Brito Primo1

      1Docentes do Departamento Agroecologia e Agropecuária/CCAA/UEPB [email protected]; [email protected]

      Resumo: A manga (Mangifera indica L.) é um fruto com boa aceitação no mercado devido ao sabor e textura agradáveis, no entanto muito deste fruto se perde como resíduos agroindustriais, como a casca e sementes, podendo funcionar como base de incremento de produtos alimentícios ou para o desenvolvimento de novos produtos, além de minimizar os impactos ambientais causados pelos descartes deste resíduo em locais inadequados. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a farinha do tegumento e da amêndoa de manga da variedade ‘Espada’ quanto aos compostos bioativos: flavonoides totais, carotenoides totais, taninos totais, compostos fenólicos totais e ácido ascórbico.  A farinha do tegumento e da amêndoa da manga foi obtida mediante secagem em um secador de leito fixo na temperatura de 60 °C e velocidade do ar de secagem de 1,5m/s. Determinou-se os teores de compostos fenólicos totais, taninos totais, carotenoides totais, flavonoides totais e ácido ascórbico das farinhas obtidas, os resultados indicaram que as farinhas podem ser utilizadas como fontes de compostos bioativos antioxidantes em diversos formulados alimentícios.

      Palavras–chave: antioxidantes; Mangifera indica L.; resíduo agroindustrial.

      INTRODUÇÃO

      O aproveitamento de resíduos, oriundos da indústria de processamento de frutas, vem sendo praticado desde a década de 70, para produção de farinhas, utilizando-as na elaboração de uma diversidade de produtos alimentícios (BECKER; KRUGER, 2010). A manga (Mangifera indica L.) é um fruto muito apreciado, com boa aceitação no mercado devido ao sabor e textura agradáveis, sendo utilizada em grande variedade de alimentos e produtos. No entanto a industrialização do fruto gera grandes quantidades de resíduos, constituídos principalmente de sementes e cascas, os quais são descartados de forma inadequada, provocando impactos no meio ambiente, requisitando o desenvolvimento de alternativas que utilizem este resíduo e que agreguem valor aos produtos obtidos.

      O beneficiamento do tegumento e da amêndoa da manga, transformando-as em farinha e utilizando-as como ingrediente na elaboração de produtos alimentícios é uma alternativa para adequação de tecnologias para o aproveitamento dos resíduos agroindustriais pouco explorados e uma forma de minimizar os impactos ambientais causados pelos descartes destes resíduos no meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a farinha do tegumento e da amêndoa de manga da variedade ‘Espada’ quanto aos compostos bioativos: flavonoides totais, carotenoides totais, taninos totais, compostos fenólicos totais e ácido ascórbico.

      MATERIAL E MÉTODOS

      A secagem para fins de produzir as farinhas do tegumento e da amêndoa de manga ‘Espada’, foram realizados no secador convectivo de leito fixo na temperatura de 60 °C e velocidade do ar de secagem 1,5 m/s com base em testes preliminares. Após a secagem, os tegumentos e as amêndoas foram triturados em um moinho de facas para obtenção das farinhas, as quais foram denominadas da seguinte forma: FTE – Farinha do tegumento da manga variedade ‘Espada’ e FAE – Farinha da amêndoa da manga variedade ‘Espada’.

      A caracterização das farinhas foi feita  quanto aos compostos bioativos: flavonoides totais, carotenoides totais, taninos totais, compostos fenólicos totais e ácido ascórbico, estas análises foram realizadas no Laboratório de Tecnologia de Grãos e Cereais da Unidade Acadêmica de Tecnologia de Alimentos, CCTA da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Pombal de acordo com as metodologias descritas a seguir: Para as determinações dos flavonoides tomou-se a metodologia de Francis (1982), a quantificação de compostos fenólicos totais foi determinada a partir do método de Folin-Ciocalteau descrito por Waterhouse (2006), a  determinação de carotenoides totais foi realizada de acordo com Lichtenthaler (1987), a determinação de taninos foi feita utilizando ácido tânico como padrão, sendo determinado em espectrofotômetro digital (Biopectro SP-220) a 765 nm (GOLDSTEIN; SWAIN, 1963). O ácido ascórbico foi determinado por método titulométrico, utilizando 2,6 diclofenol indofenol.

      RESULTADOS E DISCUSSÃO

      Os valores médios para os compostos bioativos da farinha do tegumento e da farinha da amêndoa da manga ´Espada` estão apresentados na Tabela 1.

      Tabela 1 – Caracterização dos biocompostos nas farinhas do tegumento e da farinha da amêndoa de manga da variedade Espada.

      DeterminaçãoFTEFAE
      Compostos fenólicos totais (mg de EAG*/100 g)437,472±0,0914097,02±0,032
      Taninos totais (mg de EAT**/100 g)733,973± 0,2318228,36± 0,06
      Carotenoides (µg/g)2,545±0,2361,304±0,08
      Flavonoides (mg/100 g)6,281±0,0941,771±0,05
      Ácido Ascórbico (mg/100 g)1,78±0,071,60±0,21

      *EAG – Equivalente ácido gálico; **EAT – Equivalente ácido tânico; Cada valor representa a média e o desvio padrão de três repetições; FTE – Farinha do tegumento da manga Espada; FAE – Farinha da amêndoa da manga Espada.

      Observa-se na Tabela 1 que o teor de compostos fenólicos totais da farinha do tegumento foi superior aos encontrados por Ribeiro et al. (2013) em farelo do caroço de manga variedade ‘Ubá’ que foi de 6,56 mg de EAG2/ Foi observado na farinha FAE valor superior aos quantificados por Arbos et al. (2013) que foi de 3.123,13 mg/100 g no extrato da farinha da amêndoa da manga da variedade ‘Tommy Atkins’.  

      Para os teores de taninos totais (Tabela 1), foi observado na FTE valor superior aos determinados por Abdalla et al. (2007), que foi de 20,7 mg EAT/100 g no tegumento de manga. Os valores determinado de taninos totais na farinha da amêndoa da manga ‘Espada’, foi superior ao relatado no estudo realizado por Siqueira (2013) quando avaliou a farinha da amêndoa de ‘Baru’ (Dipteryx alata) observando teores de taninos totais de 992,51 mg/100 g, podendo-se afirmar que as FAE possui teor elevado de taninos totais e, portanto, apresenta atividade antioxidante.

      O teor de carotenoides totais encontrado na farinha do tegumento da manga ‘Espada’ (FTE) foi inferior aos determinado por Gomes et al. (2016) que determinaram 651,3 µg/100 g para as cascas de manga in natura e Salec et al. (2016) que obtiveram 20,06 e 28,05 mg/100 g para as farinhas das cascas de manga das variedades ‘Palmer’ e ‘Tommy Atkins’ respectivamente. O teor de carotenoides totais encontrado na FAE foi inferior ao determinado por Silva e Silva (2015) na farinha do resíduo da manga que foi de 721,45 µg/100g.

      O teor de flavonoides determinado na FTE foi inferior quando comparado ao obtido na farinha das cascas da manga ‘Tommy Atkins’, que foi de 120,73 mg/100g de amostra, quantificado por Moreno (2015). O teor de flavonoides observado na farinha da amêndoa da manga foi superior ao encontrado por Silva et al. (2014), que detectou um teor de 27,64 mg/100 g em amêndoa de ‘Monguba’ (Pachira aquatica aublet).

      No que se refere ao ácido ascórbico da farinha do tegumento da manga o valor determinado foi inferior ao encontrado por Melo e Araújo (2011), que foi de 127,36 mg/100g para o resíduo desidratado da manga ‘Espada’ e 99,94 mg/100g para o resíduo desidratado da manga ‘Tommy Atkins’. Quanto ao valor determinado na FAE foi inferior aos relatados por Andrade et al. (2014) na amêndoa da manga variedade ‘Ubá’ de 41,32 mg/100g, apesar destes valores serem baixos, pode-se afirmar que estas farinhas podem ser utilizadas como fonte complementar desta vitamina.

      CONCLUSÕES

                       A farinha do tegumento e da amêndoa de manga da variedade ‘Espada’, apresentaram em sua constituição compostos fenólicos totais, taninos totais, flavonoides totais e carotenoides totais, indicando que as farinhas podem ser utilizadas como fontes de compostos bioativos antioxidantes em diversos formulados alimentícios.

      REFERÊNCIAS

      ABDALLA, E. M.; DARWISH, S. M.; AYAD, E. H. E.; EL-HAMAHMY, R. M. Egyptian mango by-product Compositional quality of mango seed kernel. Food Chemistry, v.103, n.4, p.1134-1140, 2007.

      ANDRADE, L. A.; RIBEIRO, L. P.; RIBEIRO, V. B.; PEREIRA, M, A, B.; VIEIRA, L. G. M. E.; BARROSO, M, A.S., Caracterização dos compostos bioativos presentes na biomassa residual da manga Ubá. In: XIX Jornada de Engenharia Química, Anais…2014.

      ARBOS, K. A.; STEVANI, P. C.; CASTANHAR. F. Atividade antimicrobiana, antioxidante e teor de compostos fenólicos em casca e amêndoa de frutos de manga. Revista Ceres, v.60, n.2, p.161-165, 2013.

      BECKER, T. S.; KRÜGER, R. L. Elaboração de barras de cereais com ingredientes alternativos e regionais do Oeste do Paraná. Arquivo de Ciência e Saúde, v.14, n.3, p.217-224, 2010.

      FRANCIS, F. J. Analysis of anthocyanins. In: Markakis, P. (Ed.). Anthocyanins as food colors. New York: Academic Press, 1982. p.181-207.

      GOMES, C. C. F.; OLIVEIRA, L. S. de.; FIGUEIREDO, R. W. de.; OLIVEIRA, L. M. L. de. Comparativo entre o conteúdo bioativo e capacidade antioxidante de casca e polpa de manga (Mangifera indica L.). In: XVI Congresso Brasileiro de Tecnologia de Alimentos. Anais…Gramado-RS, 2016.

      LICHTENTHALER, H. K. Chlorophylls and carotenoids: pigments of photosynthetic biomembranes. In: Packer, L.: DOUCE, R. (Eds.). Methods in enzymology. London, v.148, p.350-382, 1987.

      MELO, E. A.; ARAÚJO, C. R. Mangas das variedades espada, rosa e tommy atkins: compostos bioativos e potencial antioxidante. Semina: Ciências Agrárias, v.32, n.4, p.1451-1460, 2011.

      MORENO, J. de S. Obtenção, caracterização e aplicação de farinha de resíduos de frutas em cookies. 2016. 81p. Dissertação (Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos). Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia-BA.

      RIBEIRO, S. M. R.; QUEIROZ, J. H.; QUEIROZ, M. E. L. R.; CAMPOS, F. M.; SANT’ANA, H. M. P. Antioxidant in mango (Mangifera indica L.) Pulp Plant Foods for Human Nutrition, v.62, n.1, p.13-17, 2007.

      SALEK, P. F.; SILVA, M. G. DA.; MORGANO, M. A.; GERMER, S. P. M.; FERRARI, C. C. Aproveitamento dos resíduos industriais do processamento de manga: estudo do processo de secagem e avaliação dos compostos bioativos. In: 10º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica – CIIC, Campinas, Anais… São Paulo, 2016.

      SILVA, L. C.; SILVA, M. V. da. Subproduto desidratado da manga (mangifera indica l): proposição para produção de biscoitos. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, v.17, n.3, p.251-262, 2015.

      SIQUEIRA, A. P. S. Características nutricionais e funcionais e avaliação biológica da farinha da amêndoa de baru parcialmente desengordurada. 2013. 98 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Escola de Agronomia) – Universidade Federal de Goiás, GO.

      WATERHOUSE, A. Folin-ciocalteau micro method for total phenol in wine. American Journal of Enology and Viticulture, p.3-5, 2006.

      Tag:antioxidantes, mangifera indica L., Resíduo agroindustrial

      • Share:
      author avatar
      II ENOTND

      Post anterior

      DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE KAFTA ELABORADA COM CARNE DE FRANGO E FARINHA DE LINHAÇA (Linum usitatissimum L.)
      24/06/2021

      Próximo post

      ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE IOGURTE DE GOIABA E BETERRABA ENRIQUECIDO COM FRUTOOLIGOSSACARÍDEO
      24/06/2021

      Você também pode gostar

      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy
      PROPRIEDADES FUNCIONAIS E VALOR NUTRITIVO DA Pereskia aculeata Mill E SUA INTERAÇÃO COM OUTRAS PANC: UMA REVISÃO DA LITERATURA
      19 agosto, 2021
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy
      PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES DA GELEIA DE ACEROLA COM MELÃO DE SÃO CAETANO
      19 agosto, 2021
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy
      PRÁTICAS PARA UTILIZAÇÃO INTEGRAL DA BANANA EM FORMULAÇÕES DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
      19 agosto, 2021

      Pesquisar

      III Semana Nacional da Microbiologia de Alimentos na Indústria

      III Semana Nacional da Microbiologia de Alimentos na Indústria

      R$20.00
      Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos

      Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos

      R$320.00

      Receba nosso conteúdo


      Sign up for Newsletter

      Be one step ahead with our latest deals, offers and discount for Education themes

      logo_agro_food copiar

      Contamos com instrutores com experiência e atuação no mercado, design didático EAD voltado à prática, materiais de estudo intuitivos e assessoria acadêmica presente.

      Nossos eventos buscam ligar a área acadêmica com o setor produtivo, buscando parceiros em diversas instituições de pesquisa e oferecendo palestras sempre atuais e cursos práticos.

      Contato

      • (16) 993355004
      • [email protected]

      Links Úteis

      • Cursos
      • Eventos
      • Área de Afiliados
      • Política de Privacidade
      • Termos de Uso
      • Contato
      • Minha Conta
      • Fórum

      agronfoodacademy

      Ajudamos empresas e estudantes a terem uma experiência cheia de amor e conhecimento em ciências dos alimentos

      agronfoodacademy
      lançamento 🎉 É com muita alegria 🤗 que an lançamento 🎉

É com muita alegria 🤗 que anunciamos o lançamento da III Semana Nacional da Microbiologia de Alimentos na Indústria 🧪! O evento acontecerá de 25 a 29 de Setembro de 2023 e será uma oportunidade única 💥 para aprimorar suas habilidades e conhecimentos sobre a prática da microbiologia dentro da indústria de alimentos 🍎🍔🍺.

Com uma programação repleta de temas práticos nas áreas de Frutas e hortaliças 🌻, Carne 🥩, Laticínios 🧀, Bebidas 🍹 e Produtos panificados 🍞, você terá a chance de se atualizar sobre as últimas tendências e desenvolvimentos da microbiologia de alimentos 💡. Além disso, a troca de experiências entre participantes e profissionais da indústria 🤝 criará um ambiente ideal para o aprendizado prático 💪.

Com duas edições já realizadas 📅 e mais de 500 participantes impactados 💥 com um conteúdo de extrema qualidade 💯, a Semana Nacional da Microbiologia de Alimentos na Indústria é um evento imperdível 🔥 para todos aqueles que buscam se desenvolver e crescer profissionalmente 🚀. E o melhor de tudo 🙌: Existe a possibilidade de inscrição gratuita 🎉!

Não perca a oportunidade de participar desse evento incrível! 🚀 A inscrição já está aberta. Acesse agora o site https://agronfoodacademy.com/semicro/ e garanta sua vaga! 

Inscreva-se agora 💻 e prepare-se para um mergulho ainda mais profundo na microbiologia de alimentos 🤿!

#SemanaNacionalDaMicrobiologiaDeAlimentos #MicrobiologiaDeAlimentos #IndústriaDeAlimentos #FrutasEHortaliças #Carne #Laticínios #Bebidas #ProdutosPanificados #AprendizadoPrático #ConteúdoDeQualidade #DesenvolvimentoProfissional #InscriçãoGratuita.
      Hoje o Agron Tips vai falar sobre legislação, vo Hoje o Agron Tips vai falar sobre legislação, você sabe consultar se algum alimento ou saneante está regularizado pela ANVISA?

Registro é o ato legal que reconhece a adequação de um produto à legislação sanitária. Trata-se de um controle feito antes da comercialização, sendo utilizado no caso de produtos que possam apresentar eventuais riscos à saúde.

Então é imprescindível consultar se qualquer produto ou ingrediente passou pelo crivo da ANVISA. Além de ser obrigatório é importantíssimo, tendo em vista a saúde do consumidor!

Para consultar é fácil! Basta entrar no site: https://consultas.anvisa.gov.br/#/alimentos/
Gostou? Deixa seu like e marque um amigo para espalhar essa informação!

#ANVISA #ALIMENTOS #AGRONFOODACADEMY #CONBRACA #SEMICRO
#ALIMENTOSSEGUROS #REGULATORIOS #RELEMBREAGRON
      O trabalho foi desenvolvido por Jenifer Ferreira d O trabalho foi desenvolvido por Jenifer Ferreira de Miranda e colaboradores membros do departamento de Bromatologia, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

A pesquisa foi pensada devido a busca por uma alimentação mais saudável e uma mudança no perfil alimentar da poupulação em geral, tendo estimulado pesquisas sobre alimentos e bebidas relacionados à redução de riscos à saúde, permitindo o desenvolvimento e a criação de novos produtos alimentícios.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/kombucha-de-infusao-de-cafe-arabica/

 #alimentaçãosaudável #kombucha #caféarabico #agronfoodacademy
      A revisão realizada por pesquisadores da Guru Nan A revisão realizada por pesquisadores da Guru Nanak Dev University, e publicada com o título “Phenolic composition, antioxidant potential and health benefits of citrus peel” no jornal Food Research International, traz um olhar para a casca de frutas cítricas como potencial fonte substancial de compostos naturais que melhoram a saúde.

Sendo as cultivadas em maior abundância no mundo, as frutas cítricas são conhecidas por suas propriedades antioxidantes que trazem benefícios para a saúde humana. Sua casca representa de 40 a 50% da massa total da fruta, e, geralmente, é considerada um desperdício. Porém, é fonte de compostos naturais, particularmente compostos fenólicos e carotenoides.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/beneficios-casca-de-citricos/
#benefíciosasaúde #cascadecítricos #agronfoodacademy
      A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do acordo de cooperação científica entre as instituições, lançam uma chamada de propostas de apoio à fixação de jovens doutores.

A chamada está inscrita no Programa do CNPq de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. Especificamente, o edital organizado com a FAPESP tem o propósito de contribuir para a retenção de jovens doutores em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica e/ou em temas estratégicos para o estado de São Paulo.

https://agronfoodacademy.com/agencias-lancam-chamada-para-fixacao-de-doutores-no-brasil/
      A pesquisa foi realizada por cientistas do Institu A pesquisa foi realizada por cientistas do Institute of Food Science Research, e publicada com o título: “Anti-inflammatory effect of two pomegranate seed oils obtained by green technologies in Caco-2 cells using the bioaccessible fraction from in vitro gastrointestinal digestion” no jornal Food Research International

Com beneficios comprovados, os ácidos α-linoléicos conjugados (CLAs) apresentam efeitos anticancerígenos, antiobesidade, antidiabéticos e anti-hipertensivos. No entanto, estão apenas presentes em gorduras animais e produtos lácteos. Devido a essa limitada fonte de recurso, recaí sobre a indústria alimentícia a fabricação, de forma sintética, de diferentes tipos de CLAs.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/efeito-anti-inflamatorio-roma/
##alimentacaosaudável #romã #agronfoodacademy
      A fabricação de filmes com características come A fabricação de filmes com características comestíveis é de grande interesse para as indústrias de alimentos e embalagens hoje, devido às demandas ambientais emergentes quanto ao uso de plásticos e à necessidade de materiais biodegradáveis ​​alternativos que possam fornecer funções de armazenamento e manutenção para uma vida útil semelhante às formas de embalagem sintéticas convencionais. 

https://agronfoodacademy.com/embalagens-de-soro-de-leite/

#sorodeleite #Agronfoodacademy #filmescomestiveis
      Confira nosso artigo sobre "Sálvia-comum: proprie Confira nosso artigo sobre "Sálvia-comum: propriedades e benefícios" no blog do nosso site: agronfoodacademy.com

#agronfoodacademy
      Irene Rodrigues Freitas (@irenerfreitas), Uma das Irene Rodrigues Freitas (@irenerfreitas), Uma das autoras do livro digital ÓLEOS VEGETAIS: PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, BIOATIVAS E ANTIOXIDANTES, tem um super convite! 

Dia 19/12/2022 às 17:00 todas as autoras estarão reunidas para o lançamento do livro e as mesmas gostariam de contar com sua presença!

A transmissão acontecerá no youtube da Editora Agron Food Academy pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=cj3TFSp_AVs

Esperamos vocês!
      Siga-nos

      Feito com amor por Agencia TDW - Todos os direitos reservados © - Agron Food Academy

      Esse site usa cookies