Desenvolvimento de filmes sensíveis ao pH utilizando antocianinas
O trabalho consiste em uma revisão que tenta resumir principalmente os materiais de embalagem mais usados, preparação, propriedades estruturais e físico-químicas e as aplicações de filmes à base de antocianinas como embalagens inteligentes sensíveis ao pH para monitorar o frescor dos alimentos.
O estudo buscou falar sobre o uso de antocianinas, onde os pesquisadores da Universidade de Tecnologia e Negócios de Pequim, China, falaram sobre o desenvolvimento de embalagens inteligentes sensíveis ao pH.
Como mencionado, as antocianinas, são pigmentos naturais solúveis em água e que apresentam propriedades antioxidantes e antibacterianas. Apresentando diversas cores e sendo encontradas em diferentes estruturas químicas, seus benefícios a saúde são vastos. Estudos epidemiológicos recentes sugerem que o seu consumo reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
Sua aplicação no desenvolvimento de filmes para embalagens inteligentes tem ganhado cada vez mais espaço no campo da engenharia de alimentos. Aliado a isso, criação de embalagens tem sido direcionada para materiais mais ecológicos e biodegradáveis. Além de ser um recurso natural, as antocianinas ajudam no indicativo de possíveis contaminações, status de frescor dos alimentos por meio do rastreamento da mudança cromática, o que alerta o consumidor quanto a qualidade de tal alimento.
Porém, apesar de apresentar um grande potencial, as antocianinas apresentam algumas limitações frente a sua aplicação. A sua estabilidade é baixa e a tecnologia de preparação de filmes é subdesenvolvida. Os bons resultados obtidos em laboratório não estão de acordo com os resultados obtidos com aplicações práticas. O aumento do custo das embalagens inteligentes na indústria alimentícia acaba limitando a sua ampla aplicação.
Com relação as suas observações durante o estudo, os pesquisadores listaram possíveis soluções como forma de melhorar e ampliar o desenvolvimento dessas embalagens. Dentre as soluções, podem ser citadas o melhoramento da precisão e a sensibilidade da detecção de embalagens inteligentes na mudança do pH, melhorar a estabilidade das antocianinas e da matriz filmogénica, bem como as propriedades de barreira e mecânicas do filme e manter uma relação ente a mudança da cor da embalagem com o frescor do alimento. Apesar de enfrentar desafios quanto sua aplicação, o desenvolvimento de filmes de embalagens a partir das antocianinas se mostra bastante promissor. Com o aprofundamento científico e o aprimoramento de tecnologias relevantes, essa e produto ganhará maior perspectiva de mercado e um amplo desenvolvimento.
Vale a pena ler todo o estudo, você encontra o link do trabalho nas referências!
Confira mais notícias como essa no nosso Blog.
Referência: ZHAO, Lei et al. Anthocyanin-based pH-sensitive smart packaging films for monitoring food freshness. Journal of Agriculture and Food Research, p. 100340, 2022. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666154322000734