Cientistas desenvolvem filme biodegradável capaz de melhorar as características pós-colheita do champignon
O Filme se mostrou capaz de melhorar a qualidade de armazenamento e prolongar a vida útil do Agaricus bisporus (champignon)
Agaricus bisporus é amplamente cultivado e um dos maiores fungos comestíveis consumidos no mundo. Ele apresenta coloração branca, sabor delicioso e rico em vitaminas e minerais, além de antioxidantes. No entanto, devido ao seu alto teor de água, respiração e metabolismo, o Agaricus bisporus após colhido apresenta facilmente escurecimento enzimático , amolecimento dos tecidos, imersão ou mesmo apodrecimento durante o armazenamento e transporte, e eventualmente perde sua qualidade comestível e valor comercial.
Atualmente, os materiais de embalagem tradicionais para conservação de frutas e hortaliças, como polietileno e polipropileno , são principalmente materiais plásticos à base de petróleo, amplamente utilizados por seu baixo custo e excelente desempenho. No entanto, materiais plásticos à base de petróleo não renováveis, não degradáveis e depositados em aterros podem acarretar impactos ao meio ambiente.
Assim, é importante encontrar materiais de embalagem alternativos que sejam seguros, facilmente degradáveis e renováveis. Pensando em trazer uma alternativa, pesquisadores da Faculdade de Ciência e Engenharia de Alimentos – Universidade de Finanças e Economia de Nanjing – China, desenvolveram um trabalho intitulado: The characteristics of the film assembled by caffeic acid-grafted-chitosan/polylactic acid and its effect on the postharvest quality of Agaricus bisporus, onde publicaram na Revista: Food Packaging and Shelf Life.
Obejtivou-se no trabalho desenvolver um filme capaz de melhorar as propriedades pós-colheitas do champignon. Os ingreditentes presentes no filme é: Ácido cafeico – quitosana montado em ácido polilático (PLA).
O filme demonstrou excelente potencial de embalagem para preservação pós-colheita de Agaricus bisporus, onde o mesmo pode efetivamente diminuir o escurecimento, a taxa de respiração e a degradação microbiana induzida e ativar o sistema de defesa antioxidante do Champignon. Portanto, segundo os autores, o filme montado de CA-g-CS/PLA tem uma grande vantagem em relação à embalagem tradicional e pode ser usado como uma tecnologia de embalagem e conservação eficaz para melhorar a qualidade de armazenamento e prolongar a vida útil do Agaricus bisporus.
Gostou desta pesquisa? Você pode consultar esta e outras no nosso BLOG!
Referência: PEI, Fei et al. The characteristics of the film assembled by caffeic acid-grafted-chitosan/polylactic acid and its effect on the postharvest quality of Agaricus bisporus. Food Packaging and Shelf Life, v. 32, p. 100828, 2022. https://doi.org/10.1016/j.fpsl.2022.100828