Back

Cientistas desenvolvem análogos de carne contendo concentrado de fibra de aveia e isolado de proteína de ervilha

Em comparação com outras fontes de alimentos, a produção de carne bovina é responsável pelas maiores emissões de metano e mudanças no solo devido ao desmatamento. À medida que os análogos de carne à base de plantas estão ganhando popularidade, há também uma preocupação crescente com a produção sustentável e a adequação nutricional das matérias-primas.

Pensando nisso, pesquisadores da University of Helsinki, Finlândia, desenvolveram análogos de carne contendo concentrado de fibra de aveia e isolado de proteína de ervilha. Para isso, concentrado de fibra de aveia (CFA) e isolado de proteína de ervilha (IPE) foram combinados (30:70; 50:50; 70:30) e processados ​​com extrusão de alta umidade para obter análogos de carne fibrosa que mimetizam carne. 

Os resultados mostraram que CFA reduziu a resistência estrutural (por exemplo, dureza, mastigabilidade) dos análogos de carne fibrosa. As imagens de microtomografia revelaram que os análogos de carne contendo mais CFA apresentaram menor espessura, reduzindo assim sua capacidade de retenção de água. Um modelo gastrointestinal in vitro mostrou que a capacidade de extração e a viscosidade do β-glucano foram bem preservadas, particularmente em baixa temperatura de matriz de resfriamento longo.

Segundo o estudo, foi possível adicionar quantidades substanciais de CFA (30–50%) aos análogos de carne fibrosa, mantendo as estruturas fibrosas que imitam a carne e as propriedades viscosas da fibra de aveia. Assim, o estudo representa um progresso notável no desenvolvimento de análogos de carne à base de plantas com valor agregado à saúde.

O estudo foi publicado no periódico Innovative Food Science & Emerging Technologies, com o título “Fibrous meat analogues containing oat fiber concentrate and pea protein isolate: Mechanical and physicochemical characterization”.

Confira mais notícias como essa no nosso Blog.

Referência:

Diaz JR, Kantanen K, Edelmann JM, Suhonen H, Sontag-Strohm T, Jouppila K, Piironen V. Fibrous meat analogues containing oat fiber concentrate and pea protein isolate: Mechanical and physicochemical characterization. Innovative Food Science & Emerging Technologies. 2022 May 1;77:102954.

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!