Livro

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO JATOBÁ-DO-CERRADO

Resumo: O Brasil apresenta uma das maiores diversidades de espécies frutíferas do mundo, sendo que algumas ainda não são conhecidas, e outras pouco exploradas devido sua regionalização. O jatobá-do-cerrado (Hymenaea stigonocarpa), é um legume seco, de coloração que varia entre o marrom-claro ao marrom-escuro e apresenta baixa quantidade de lipídios, alto teor de fibras solúveis e insolúveis e alguns minerais importantes como cálcio e magnésio. O presente trabalho tem por objetivo analisar os características fisico-químicas do Jatobá. Com o legume adquirido, foram realizadas análises em triplicata de pH, acidez titulável, solidos solúveis totais, vitamina C e umidade, seguindo as normas do Intituto Adolfo Lutz. Os resultados obtidos foram 6,25; 1,40 (g/100 mL); 4,89 (°Brix); 511,57 (mg/100g); 10,23%, respectivamente. Nos resultados obtidos observou-se uma discrepância no teor de de vitamina C , ao comparar com outros autores que se incontraram abaixo. Vale ressaltar que as propriedades físico-químicas podem variar de acordo com fatores edafoclimáticos e estádio de maturação dos frutos.

Autores: Bianca Ferreira Augustinho; Ellen Godinho Pinto; Túlio Henrique Batista da Silva; Luis Gustavo Ribeiro de Melo Silva; Rody Ricardo Moreira.

DOI: 10.53934/9786599539626.6

Capítulo do livro: Ciência e tecnologia dos alimentos: Pesquisas e avanços

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta