Back

ANÁLISES DA QUALIDADE DA ÁGUA DE PRODUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS LOCALIZADA NO RIO GRANDE DO NORTE

Resumo: A água é a substância em maior abundância e o elemento mais essencial para a manutenção da vida de todos os seres vivos do planeta. Com isso, torna-se imprescindível controlar e exigir sua qualidade. Os critérios utilizados para verificar a qualidade da água são os aspectos físicos, químicos e biológicos. No preparo de alimentos existem muitas etapas nas quais o uso da água está envolvido e caso não atenda aos requisitos de qualidade, a água pode comprometer a produção do alimento. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da água destinada a produção de  alimentos em uma indústria localizada no Rio Grande do Norte. Foram coletadas amostras de água de três setores da indústria, produção de sorvete (A1), casquinhos (A2) e polpa de fruta (A3). As amostras foram coletadas em recipientes devidamente esterilizados, e transportadas para o laboratório da própria indústria, onde foram submetidas a análises físico-químicas e microbiológicas, de acordo com os parâmetros proposto pela Portaria n° 2.914 de dezembro de 2011. Foi observado que a qualidade microbiológica da água proveniente das indústrias alimentícias é satisfatória, pois atende aos requisitos exigidos quanto à qualidade para uso em indústrias alimentícias. Quanto aos parâmetros físico-químicos como pH e turvação não influenciaram na eficiência da desinfecção por cloro e não expressaram níveis inseguros de potabilidade.

.

Autores: Lídia Paloma da Silva Nogueira1, Thamirys Lorranne Santos Lima2, Rosenildo dos Santos Silva1, Jonnathan Silva Nunes3, Alison dos Santos Oliveira4, João Vitor Fonseca Feitoza5, Mychelle de Lira Andrade6

Consultar afiliações no livro

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539657-51

Capítulo do livro:

PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!