Back

SAUDABILIDADE DE BEM-ESTAR NO RÓTULO DE ALIMENTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Resumo: A tecnologia e seus avanços fazem com que os consumidores busquem mais por informações, tornando-lhes mais atualizados e exigentes por inovações e tendências do mercado. Mudanças de pensamentos, como avanços de produtos orgânicos, baixo teor de açucares, sódio e gorduras, pensando na saudabilidade dos alimentos faz com que a demanda por alimentos saudáveis com ingredientes cada vez mais naturais venham aumentando, fazendo com que as indústrias de alimentos formulem produtos mais saudáveis e nutritivos, com apelo sustentável. Produtos livres de glúten e lactose já são bastantes vistos nas prateleiras e podem ser considerados clean label. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica a respeito do tema clean label entre as tendências no setor de alimentos e bebidas e a saudabilidade procurada pelo consumidor atual. De acordo com a revisão bibliográfica, a tendência em alimentos clean label já é uma realidade, os rótulos cada vez mais simples e de fácil compreensão para os consumidores, seguindo todas as normas sanitárias também citadas no presente trabalho, e para os consumidores fatores importantes estão relacionados ao sabor e a inovação das indústrias, que acaba englobando uma produção sustentável e nutritiva. O desafio da indústria de alimentos é desenvolver produtos cada vez mais com estes parâmetros para a população, através de inovação, pesquisa e desenvolvimento.

Autores: Mayza Marques de Sousa1; Edmar Bezerra Maciel Rocha2; Igor Ferreira Brito3; Eduarda Pereira da Silva4 ; Deyzi Santos Gouveia5

Consultar afiliações no livro

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539657-97

Capítulo do livro:

PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply