Back
Livro

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E INTENÇÃO DE CONSUMO DE LEITE ASININO: DADOS INICIAIS NO BRASIL

Resumo: Esta pesquisa objetivou avaliar o conhecimento e intenção de consumo do leite asinino e explorar atitudes e percepções que influenciam nessa escolha. Foi realizada uma pesquisa de opinião e a coleta de dados foi composta por questões de múltipla escolha e incluiu três partes: dados socioeconômicos; dados sobre o consumo de leite e derivados, com destaque para o leite asinino; e um teste sensorial avaliando os atributos aparência e cor de uma imagem de leite asinino. Com base nas respostas do questionário, foram obtidos o perfil socioeconômico de conhecimento e a intenção de consumo de leite asinino de 338 pessoas, de 17 estados do Brasil. A maioria pertencia ao gênero feminino (68,93%), com idade entre 18-25 anos e 26-33 anos. A maior parte (56,2%) dos entrevistados consumiam leite e/ou derivados diariamente e 70,1% já ouviram falar de leite asinino, porém nunca consumiu. O leite asinino foi considerado um aliado para o fortalecimento da imunidade por 13, 66% dos participantes e quando questionados se teriam interesse em consumi-lo, 41,6% responderam “Sim” e 44,4% responderam “Talvez”. Na avaliação sensorial dos leites por meio de imagens foi possível observar que a maioria das notas ficou entre 8 e 9, indicando que os participantes “gostaram muito” e “muitíssimo” do produto. Estes resultados demonstram que apesar do pouco consumo, existe o interesse em aumentar o conhecimento e o consumo sobre este produto. Nosso estudo fornece as primeiras evidências úteis para fornecer uma descrição inicial dos possíveis consumidores do leite de jumenta, podendo auxiliar no encontro de soluções potenciais para aumentar o consumo, produção e venda desse alimento.

Autores: Catiele Silva de Oliveira; Laiza Soliely Costa Gonçalves; José Evangelista Santos Ribeiro; Amanda Marília da Silva Sant’Ana.

DOI: 10.53934/9786599539626.5

Capítulo do livro: Ciência e tecnologia dos alimentos: Pesquisas e avanços

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply