APROVEITAMENTO DE COMPOSTOS BIOATIVOS PRESENTES EM SUBPRODUTOS AGROINDUSTRIAIS DE FRUTAS PARA APLICAÇÃO EM CARNES E DERIVADOS – UMA REVISÃO

Resumo: As reações oxidativas que ocorrem nos produtos alimentícios são iniciadas nos tecidos por meio de espécies reativas ao oxigênio. Carnes e derivados são extremamente suscetíveis a deterioração oxidativa, principalmente em sua fração lipídica, e necessitam de antioxidantes sintéticos ou naturais. Subprodutos de frutas como sementes, cascas e bagaço, que são descartados pela agroindústria, são ricos em compostos antioxidantes e são vistos como opção de aplicação na conservação de alimentos, também diminuindo os danos ambientais causados por seu descarte inadequado. O potencial antioxidante desses resíduos, é geralmente aproveitado através de extratos. A incorporação de extratos de resíduos de frutas, seja na superfície ou no interior da formulação do derivado cárneo, tem efeitos antioxidantes e pode influenciar positivamente nas características sensoriais do produto. Quando incorporados à alimentação animal, os resíduos frescos ou secos, melhoram condições de crescimento, engorda, estado de saúde do animal e a qualidade da carne pós abate, que se torna menos suscetível a deterioração oxidativa. Tais evidencias estão entre pesquisas que buscam atender as exigências da sociedade atual, que deseja inovação no desenvolvimento de produtos alimentícios mais saldáveis e práticos.  Assim, o objetivo deste trabalhoéavaliar o potencial de aproveitamento de compostos bioativos extraídos de subprodutos do processamento de frutas como alternativa aplicável tanto para conservação de derivados cárneos, como para diminuição do lançamento desses resíduos no meio ambiente, através de uma revisão sistemática da literatura.

Autores: Vitoria Bezerra da Silva Monteiro; Gerla Castello Branco Chinelate; Raimundo Bernadino Filho

Consultar afiliações no livro

DOI: 10.53934/9786599539695-28

ISBN: 978-65-995396-9-5

Capítulo do livro: Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços, Vol. 3

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!