MORINGA OLEIFERA E SUAS APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A ÁREA DE ALIMENTOS

Resumo: Nos últimos anos, a população está cada vez mais preocupada com a saúde, desejando constantemente uma alimentação nutritiva e saudável. A Moringa oleifera, também conhecida como “árvore milagrosa”, é uma árvore folhosa, originária da Índia, porém amplamente cultivada em latitudes tropicais, que oferecem alta adaptabilidade às diversas condições climáticas e solos secos. No Brasil, seu cultivo vem crescendo nos últimos anos, em razão da sua ampla versatilidade de uso, bem como suas propriedades nutricionais e funcionais. Trata-se de uma planta com importante fonte de nutrientes, pois é rica em proteínas, minerais, vitaminas e aminoácidos essenciais. Além disso, contém vários compostos bioativos, incluindo flavonoides e compostos fenólicos, que desempenham propriedades funcionais, como: antioxidante, antimicrobiano, antidiabético e anti-inflamatória. Em muitos países, as folhas da M. oleifera, principalmente na sua forma em pó, vêm sendo introduzidas na dieta humana para auxiliar na nutrição. Além disso, as folhas, flores e sementes podem ser utilizadas para fortificação de alimentos processados, promovendo aumento do valor nutricional e também desempenhando propriedades tecnológicas importantes, sendo utilizadas, por exemplo, como agentes espessantes. Apesar do potencial de uso como ingrediente para alimentos, ainda são necessários mais estudos para intensificar a sua utilização. Além do potencial para aplicação em alimentos, a M. oleifera vem sendo bastante empregada em outros setores, como por exemplo no tratamento de água residuária. Essa revisão aborda as propriedades nutricionais, funcionais e as possíveis aplicações na indústria de alimentos.

Autores: Herlândia Cotrim Santos; Gláucia Valéria Fonseca Leonel; Charles Cardoso Santana; Ana Clarissa dos Santos Pires

Consultar afiliações no livro

DOI: 10.53934/9786599539695-25

ISBN: 978-65-995396-9-5

Capítulo do livro: Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços, Vol. 3

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!