Back

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE BLENDA POLIMÉRICA SUSTENTÁVEL PARA USO COMO EMBALAGEM DE ALIMENTOS

Resumo: Zeína (Ze) e acetato de celulose (AC) são polímeros de base biológica estudados, em separado, para elaboração de embalagens biodegradáveis. Contudo, o desempenho mecânico apresentado é inferior aos plásticos convencionais. Nesse contexto, objetivou-se a elaboração e caracterização de uma blenda, ou mistura, polimérica AC:Ze a fim de obter um novo material com características melhoradas. Diferentes proporções mássicas AC:Ze foram testadas, bem como diferentes plastificantes, e o filme proveniente da melhor combinação proporção/concentração de plastificante foi caraterizado em relação à estabilidade térmica e propriedades mecânicas. A combinação proporção AC:Ze 60:40 e o plastificante tributirina na concentração de 30% originou filmes com aspecto mais uniforme e menor quantidade de defeitos, sendo a escolhida para as análises de caracterização. Ocorrência de interações AC:tributirina:Ze aumentaram a estabilidade térmica dos compostos na blenda quando comparados com seus padrões analisados em separado. Resultados do ensaio mecânico mostraram compatibilidade dos materiais por meio de aditividade. Embora a blenda tenha apresentado desempenho mecânico inferior ao verificado para o filme AC, seu desempenho foi superior ao filme elaborado com zeína, cuja análise mecânica foi inviabilizada pela acentuada fragilidade do material. Dessa forma, o estudo de formação de blenda polimérica AC:Ze com tributirina como plastificante permitiu a obtenção de um filme com propriedades melhoradas em relação ao filme de zeína, ampliando o leque de aplicações desse polímero em relação ao seu uso como possível embalagem biodegradável para alimentos.

Autores:  Clara Suprani Marques1; Rafael Resende Assis Silva2; Tarsila Rodrigues Arruda1; Marali Vilela Dias3; Hyago de Castro Rodrigues4; Gabriela Camila Pinto4; Nilda de Fátima Ferreira Soares5

Consultar afiliações no livro

DOI: doi.org/10.53934/9786599539657-74

Capítulo do livro:

PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply