EFEITO DA TEMPERATURA NA CINÉTICA DE SECAGEM DA CASCA DE PITAYA (Hylocereus undathus)

Resumo: A pitaya é o fruto proveniente de cactos do gênero Hylocereus a qual apresenta grande valor nutricional devido ao seu alto conteúdo de minerais, vitamina C, fibras e compostos antioxidantes como fenóis e betacianinas. A casca da pitaya é o principal resíduo do processamento da fruta, podendo ser utilizada no desenvolvimento de diversos produtos alimentícios de alto valor agregado após sua desidratação. A secagem ou desidratação é um processo milenar de conservação de alimentos, o qual, prolonga a vida útil de produtos devido à remoção e redução da água do material. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos da temperatura de 60 e 70 ºC no comportamento da cinética de secagem de cascas de pitaya, determinando o coeficiente de difusividade do processo e modelos matemáticos que representem os dados cinéticos de secagem. Foi observado que o aumento da temperatura reduziu o tempo de secagem da casca de pitaya em 30 min, aumentando o coeficiente de secagem (k) e, consequentemente, os valores da difusividade efetiva de 2,5985 para 3,2249 x 10-10 m² s-1 nas temperaturas de 60 e 70 ºC, respetivamente. Dentre os modelos de secagem aplicados neste estudo, o de Midilli apresentou o melhor ajuste aos dados de secagem da casca de pitaya, apresentando valores dos parâmetros estatísticos de coeficiente de determinação (R²) superiores a 0,9972 e da raiz quadrada do erro médio (RMSE) inferior a 0,0185.

Autores:  Luan Gustavo dos Santos1; Gessica Micaela Pereira Guimarães2; Maiara Mantovani Maciel de Almeida2; Rafaela Oliveira da Silva2, Raquel Manozzo Galante3; Leandro Osmar Werle4

Consultar afiliações no livro

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539657-58

Capítulo do livro:

PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!