Back

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE MAIONESE CASEIRA OFERECIDA EM LANCHONETES DO BAIRRO PLANALTO EM NATAL-RN

Resumo: Devido a uma rotina cada vez mais cheia de atividades, as pessoas passaram a se alimentar mais em lanchonetes e restaurantes, como uma forma de economizar tempo. A maionese caseira é um alimento popular nesses estabelecimentos, porém por trás desse produto existem riscos à saúde humana que podem ser provenientes tanto da sua matéria-prima como da falta de higiene no seu preparo. Este trabalho teve como objetivo analisar amostras de maionese caseira fornecidas por lanchonetes do Bairro Planalto, localizado em Natal-RN, para verificar a presença de microrganismos indicadores higiênicos. Todas as amostras coletadas em cinco estabelecimentos mostraram um número elevado na contagem de bactérias aeróbias mesófilas e bolores e leveduras. Além disso, todas as amostras confirmaram a presença de coliformes totais. Uma das cinco amostras teve resultado positivo para coliformes termotolerantes, assim como para a presença da bactéria Escherichia coli. Com os resultados obtidos, tornou-se evidente a possibilidade de aparecimento de Doença Transmitida por Alimentos na região, decorrente do consumo de maionese caseira, além da constatação da deficiência na higiene e nas Boas Práticas de Fabricação nos estabelecimentos fornecedores deste alimento.

Autores: Angelinne Costa Alexandrino1; Renildo Lucas Marques de Melo2; Kattwlly do Nascimento Ramos3; Robson Gleyson de Souza4; Alliny Samara Lopes de Lima5; Matheus Antonio Pereira Alencar6; Beatriz de Cássia Martins Salomão7

Consultar afiliações no livro

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539657-33

Capítulo do livro:

PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply