CAROTENOIDES DE LEVEDURAS: UMA ABORDAGEM SOBRE MÉTODOS DE EXTRAÇÃO

Resumo: Os carotenoides são um importante grupo presente em diversos organismos, desde plantas a microrganismos. Seu interesse comercial está relacionado com seus benefícios à saúde e em sua utilização como corante. Estudos de diferentes métodos de extração vêm aumentando com o desenvolvimento de processos biotecnológicos e a crescente demanda por fontes alternativas de carotenoides naturais. Importante nos processos biotecnológicos a recuperação dos bioprodutos de interesse está diretamente relacionada com a aplicabilidade e custo dos compostos. As leveduras são uma fonte alternativa de carotenoides, entretanto atualmente, o processo de recuperação deste carotenoide ainda é de alto custo. Para diminuir esses custos de processamento e apoiar a aplicação industrial deste tipo de microrganismo, vêm sendo estudadas novas estratégias para recuperação do biocomposto. Este artigo objetivou revisar brevemente os aspectos relacionados aos métodos de extração mais estudados para recuperação de carotenoides microbianos produzidos por leveduras.

Autores: Karoline da Silva Noda1; Matheus da Silva Mourão2; Tábita Veiga Dias Rodrigues3; Carlos André Veiga Burkert4; Janaína Fernandes de Medeiros Burkert5

Consultar afiliações no livro

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539657-23

Capítulo do livro:

PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta