Back

Aceitabilidade sensorial de barras de cereais saborizadas com seriguela (Spondias purpúrea) desidratada

Resumo: A demanda por alimentos nutritivos, seguros e com alegações de propriedades funcionais está crescendo mundialmente. Por exemplo, as barras de cereais podem ser opções de interesse comercial, principalmente quando incorporadas de diferentes frutas desidratadas. Nesse sentido, objetivou-se com a presente pesquisa investigar o efeito da adição de seriguela desidratada sobre aceitação dos atributos sensoriais, índices de aceitabilidade e intenção de compra de barras de cereais. Foram desenvolvidas duas formulações, com e sem adição de seriguela desidratada, as quais foram submetidas a análise sensorial com 70 provadores, enfatizando a avaliação dos atributos aparência, aroma, sabor, textura e impressão global. Os dados obtidos foram submetidos a Análise de Variância, em Delineamento Inteiramente Casualizado, e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey, a nível de 5% de significância (p<0,05). Não foram observadas diferenças estatísticas significativas (p<0,05) entre as barras de cereais. Nos atributos aparência, sabor, textura e impressão global foram obtidas notas médias correspondentes aos termos hedônicos entre “gostei moderadamente” e “gostei muito”. As barras de cereais obtiveram para intenção de compra notas médias correspondentes aos termos hedônicos entre “talvez comprasse/talvez não comprasse” e “provavelmente compraria”. Os produtos com apelo nutritivo e fitoquímico foram bem aceitos pelos consumidores, com IA superior a 75,00%, destacando-se os atributos de textura e impressão global.

Autores: Natália Ferreira Negreiros1; Maria Aline de Aquino Pessoa1; Natieli Piovesan2; Bruno Fonsêca Feitosa3; Emanuel Neto Alves de Oliveira2; Fernando Azevedo de Lucena4; Rosane Liége Alves de Souza5

Consultar afiliações no livro

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539657-16

Capítulo do livro:

PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply