IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO AMBIENTAL PARA GARANTIR A SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

Resumo: O monitoramento ambiental é elencado como uma das ferramentas para prevenir a contaminação cruzada microbiológica na indústria de alimentos. Este controle envolve análises periódicas de microrganismos patogênicos e indicadores em pontos previamente mapeados, permitindo evidenciar tendências de desvios que possam ocasionar riscos de contaminação dos alimentos que entram em contato com superfícies contaminadas ou dispersos por correntes de ar no ambiente de fabricação. Neste sentido, este estudo tem como objetivo apresentar a importância do tema, bem como os principais tópicos a serem considerados para implantação industrial. Além disso, foi realizado levantamento bibliográfico de artigos baseando-se na busca de documentos a partir da inserção de determinados termos na base de dados Scopus, visando sistematizar o estado da arte e, principalmente, tecer discussões que gerem novos conhecimentos sobre a temática desse estudo. Foi possível evidenciar a importância do monitoramento ambiental na prevenção de contaminação cruzada entre ambiente e produto, além de sistematizar a implementação de ferramentas (definições de zoneamento de produção, amostragem, ações corretivas) que podem auxiliar as indústrias a implantação do programa de monitoramento ambiental.

Autores: Marieli Rosseto; Ivna Nalério dos Reis Machado; Cesar Vinicius Toniciolli Rigueto; Wellington Oenning; Suelen Marques

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539640-50

Capítulo do livro:

A indústria de alimentos e a economia circular: alimentando uma nova consciência

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!