MÉTODOS ESPECTROANALÍTICOS PARA DIFERENCIAÇÃO DE LEITE ORGÂNICO E CONVENCIONAL: UMA REVISÃO

Resumo: A população mundial se preocupa cada vez mais com o risco de ingerir alimentos que contenham resíduos de agrotóxicos e fármacos veterinários, portanto, há um aumento significativo no consumo de alimentos orgânicos. O leite tem uma importante participação nesse mercado e o aumento da demanda, em conjunto com o alto valor agregado deste produto, o torna suscetível à fraude, sendo assim necessário o uso de estratégias analíticas para certificação do tipo de sistema produtivo. Esta revisão tem como objetivo discutir, através de uma revisão sistemática de literatura, as estratégias analíticas desenvolvidas para diferenciação entre leite orgânico e convencional. Técnicas espectrométricas e espectroscópicas associados à quimiometria ou outros métodos estatísticos relevantes são os métodos mais reportados para esta finalidade, no entanto, apesar do sucesso da aplicação dos instrumentos, a maioria deles é caro, geram resíduos potencialmente tóxicos, requer equipamentos sofisticados e analistas altamente treinados. Além disso a variabilidade da composição do leite pode interferir os marcadores de diferenciação das amostras.

Autores: Venancio Ferreira de Moraes Neto; Thainá Bianchi Mazzarella; Augusto César Costa dos Santos; Gisele Marcondes Luz; Juliana Azevedo Lima Pallone

.

.

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539640-13

Capítulo do livro:

A indústria de alimentos e a economia circular: alimentando uma nova consciência

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!