Back

Estudo traz técnica inovadora promissora para a desintoxicação de micotoxinas de bebidas usando biofilmes de bactérias láticas

As micotoxinas são metabólitos tóxicos secundários produzidos por alguns tipos de gêneros fúngicos (bolores), como Aspergillus , Penicillium e Fusarium. Mais de 300 tipos diferentes de micotoxinas, com diferentes níveis de toxicidade, foram identificados e encontrados em uma ampla gama de produtos alimentícios. Entre essas micotoxinas, as aflatoxinas e a ocratoxina A receberam muita atenção devido ao seu grave impacto na saúde de humanos e animais.

Então, pesquisadores da Lebanese University, Líbano, avaliaram a remoção de aflatoxina M1 (AFM1) e ocratoxina A (OTA) de leite UHT integral e suco de uva contaminados artificialmente, respectivamente, usando biofilmes de Lactobacillus rhamnosus GG. 

Para isso, diferentes níveis de leite UHT integral contaminado com AFM(0,1, 0,2 e 1 μg/L) e suco de uva contaminado com OTA (2 e 4 μg/L) foram testados no processo de desintoxicação. 

Para o processo, a equipe projetou um protótipo de máquina, que foi registrado no Ministério da Economia e Comércio em 7 de maio de 2019. O leite e o suco de uva contaminados artificialmente com AFM1 e OTA, respectivamente, foram deixados fluir através de um cartucho da máquina, que inclui um biofilme previamente gerado em uma placa de aço inoxidável com área de superfície variável.

Fonte: Nahle et al. (2022)

A capacidade de ligação das micotoxinas foi melhorada pelo aumento da área de superfície do biofilme até 70 cm2. O biofilme de L. rhamnosus GG foi eficaz na remoção de micotoxinas em um curto tempo de contato variando de 1 a 10 min. A proporção de AF1 e OTA ligados pelo biofilme de L. rhamnosus GG foi de 64,6 e 98,3%, respectivamente. 

Segundo os autores, essas descobertas mostram uma solução significativa para mitigar o efeito nocivo de micotoxinas como AFMe OTA de bebidas contaminadas, aumentando assim a segurança alimentar.

O estudo foi publicado no periódico Innovative Food Science & Emerging Technologies, intitulado “A promising innovative technique for mycotoxin detoxification from beverages using biofilms of lactic acid bacteria”.

Confira mais notícias como essa no nosso blog.

Referência:

Nahle S, El Khoury A, Assaf JC, Louka N, Chokr A, Atoui A. A promising innovative technique for mycotoxin detoxification from beverages using biofilms of lactic acid bacteria. Innovative Food Science & Emerging Technologies. 2022 Dec 1;82:103165.

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!