Back

Processo para produzir camarão em pó é patenteado

Rico em proteína, o produto pode ser usado na indústria alimentícia, no preparo de molhos, temperos, entre outros

Segundo a Agência UFC, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveram um processo para a produção de camarão desidratado em pó e o invento foi reconhecido em setembro de 2021 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e resultou em mais uma carta patente para a universidade.

O processo para obtenção do novo alimento foi o tema da dissertação de Janaína de Paula da Costa, defendida em 2015 no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFC, intitulada “Camarão em pó obtido por spray dryer: caracterização e aplicação”.

De acordo com a Agência UFC, o objetivo é que o camarão em pó, que é rico em proteína, seja aplicado tanto na culinária quanto na indústria alimentícia, com possibilidade de produção em larga escala, principalmente no preparo de molhos, temperos para macarrão instantâneo, patê, entre outros.

A patente é assinada pelo Prof. José Maria Correia da Costa, docente aposentado do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFC, e pelos ex-alunos Janaína de Paula Costa e Luís Gomes de Moura Neto.

As etapas para a produção do camarão desidratado em pó são as seguintes: camarão in natura, lavagem, pré-cozimento, retirada do cefalotórax, trituração do abdômen, adição dos adjuvantes de secagem, secagem em spray dryer (secador por pulverização) e embalagem do camarão desidratado em pó. As características de sabor e odor são preservadas e acentuadas depois do processo de spray dryer.

O processo também resultou na publicação do artigo “Addition of powdered shrimp in the formulation of snacks” (em português: “Adição de camarão em pó na formulação de snacks“) na revista Ciência Agronômica, em que foi avaliada a aceitabilidade de snacks de milho contendo diferentes concentrações de camarão em pó. Segundo os resultados, a adição do camarão em pó proporcionou incremento maior no valor proteico e mineral dos snacks e, partir da aceitabilidade dos snacks, observou-se que a elaboração de extrusados adicionados de camarão em pó é viável para obtenção de produtos sensorialmente aceitos.

Confira mais notícias no nosso Blog

Referências:

  1. Agência UFC. Pesquisadores desenvolvem processo para produzir camarão em pó; invento gerou patente para a UFC [Internet]. 2021 [acesso em 2022 Jan 18]. Disponível em: https://agencia.ufc.br/pesquisadores-desenvolvem-processo-para-produzir-camarao-em-po-invento-gerou-patente-para-a-ufc/
  2. Costa JD. Camarão em pó obtido por spray dryer: caracterização e aplicação.
  3. Costa JD, Oliveira DM, Marques DR, Monteiro AR, Costa JM. Addition of powdered shrimp in the formulation of snacks1. Revista Ciência Agronômica. 2019 Jul 4;50:387-93.

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!