Back
Pesquisadores

Pesquisadores recuperam compostos fenólicos a partir de água residuária da indústria de azeite

Um processo de adsorção/dessorção foi investigado para recuperar esses compostos usando resinas não iônicas Purolite

Cientístas do Instituto de Pesquisa em Segurança Industrial, Radiofísica e Ambiental – Espanha, trazem um estudo sobre o reaproveitamento dos efluentes da agroindústria evidenciando a oportunidade de recuperar antioxidantes de alto valor agregado, como compostos fenólicos. 

Eles explicam que os compostos fenólicos são o grupo mais numeroso e amplamente distribuído de moléculas bioativas. A alta capacidade antioxidante dos compostos fenólicos naturais é benéfica para a saúde, pois reduz os radicais livres através da regulação enzimática, sendo de grande ajuda contra doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose e doenças neurodegenerativas, entre outras doenças. Esses compostos antioxidantes também são encontrados em resíduos agroalimentares de diferentes setores, como as águas residuais de moinho de azeitona (OMW), águas residuais do processamento de azeitonas de mesa e efluentes da fabricação de picles, indústria do vinho e processamento de cítricos, entre outros.

Diante da oportunidade apresentada, os pesquisadores avaliaram a capacidade de adsorção e dessorção de quatro resinas comerciais não iônicas a fim de encontrar a melhor para recuperar seletivamente os compostos fenólicos presentes em águas residuais.

As resinas foram testadas com uma solução modelo com alta concentração de compostos fenólicos para encontrar a melhor dose para recuperar os compostos antioxidantes. Em seguida, com a dose de resina selecionada, o desempenho das resinas foi validado com um efluente real da produção de azeite para observar o impacto de outras substâncias no comportamento das resinas.

Todas as resinas testadas com a solução modelo apresentaram alta adsorção aos compostos fenólicos. As resinas testadas apresentaram boa afinidade pelos compostos fenólicos, apresentando altas porcentagens de adsorção/dessorção. Desta forma, o extrato rico em compostos fenólicos de alta pureza pode ser obtido.

Gostou da pesquisa e quer vê-la por completo? Entre no link das referências.

Essa e outras notícias você pode encontrar no blog da Agron Food Academy, vamos ajudar a divulgar a ciência!

Referência: Cifuentes-Cabezas, M., Sanchez-Arévalo, CM, Mendoza-Roca, JA, Vincent-Vela, MC, & Álvarez-Blanco, S. (2022). Recuperação de compostos fenólicos de águas residuais de lavagem de azeite por processo de adsorção/dessorção. Tecnologia de Separação e Purificação , 298 , 121562. https://doi.org/10.1016/j.seppur.2022.121562

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!