Back

Pesquisador brasileiro desenvolve produto inédito no mercado: iogurte em pó

Pesquisador brasileiro desenvolve iogurte em pó: o produto inédito no mercado já foi patenteado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI)

O pesquisador Emanuel Neto Alves, durante seu projeto de doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFCG, intitulado “Desenvolvimento e caracterização de preparado sólido para iogurte prebiótico de manga”, desenvolveu um produto inovador: iogurte em pó.

O objetivo foi aumentar o tempo de vida de prateleira de um produto muito aceito e consumido pela população, mas que tem um tempo de prateleira mais curto e não consegue atingir mercados mais distantes da região produtora, devido à necessidade de refrigeração.

Leia mais:

Segundo o portal da CAPES, o pó desenvolvido por Emanuel tem validade de quase um ano a mais do que o iogurte tradicional, sem precisar de refrigeração no transporte e no armazenamento. Portanto, o produto é uma revolução para a indústria de lácteos, já que também gera economia de energia elétrica e de logística, segundo o pesquisador.

A inovação também contém as mesmas qualidades nutricionais dos iogurtes já presentes no mercado, além de conter função prebiótica, que também foi adicionado na formulação do produto.

Sobre o iogurte

O iogurte é um dos alimentos lácteos fermentados mais antigos do mundo. Sua origem não é totalmente conhecida, mas uma das histórias diz que surgiu no período Neolítico, quando o homem começou a utilizar leite de alguns mamíferos, como cabras e ovelhas. Como o leite era armazenado em recipientes de barro, chegando a altas temperaturas, as condições favoreciam microrganismos lácteos presentes no próprio leite, fermentando a lactose.

Já alguns búlgaros afirmam que o iogurte foi descoberto há cerca de 4 mil anos, quando tribos nômades percorreram o território do país carregando leite em peles de animais, criando um ambiente apropriado para as bactérias crescerem e iniciarem a fermentação, resultando no iogurte.

Com pequenas variações, foi assim que o iogurte foi descoberto em diferentes locais do mundo em diferentes momentos.

Mas foi Stamen Grigorov, um cientista búlgaro, o primeiro a detalhar a composição do iogurte em 1904. Depois de 1 ano de análises, ele identificou a bactéria essencial que fazia fermentar o leite. O microrganismo ficou conhecido como Lactobacillus bulgaricus em homenagem ao seu país.

O trabalho de Grigorov foi utilizado pelo biólogo russo e ganhador do Prêmio Nobel Élie Metchnikoff, que, em 1908, estabeleceu uma ligação entre o alto consumo de iogurte por camponeses búlgaros e sua alta expectativa de vida. Assim, o iogurte virou moda nos países europeus.

Atualmente, o iogurte é normalmente produzido a partir de leite de vaca, usando bactérias ácido láticas, Lactobacillus bulgaricus ou acidophilus e Streptococcus thermophilus, sob temperatura e ambiente controlados.

O iogurte é rico nutricionalmente, pois é uma excelente fonte de proteína, cálcio, fósforo, riboflavina, tiamina, vitamina B12, folato, niacina, magnésio e zinco.

Referências

  1. CAPES. Pesquisador brasileiro desenvolve iogurte em pó [Internet]. 2021 [acesso em 2021 Mai 28]. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/pesquisador-brasileiro-desenvolve-iogurte-em-po
  2. Das K, Choudhary R, Thompson-Witrick KA. Effects of new technology on the current manufacturing process of yogurt-to increase the overall marketability of yogurt. LWT. 2019 Jul 1;108:69-80
  3. BBC News. O país que apresentou o iogurte ao mundo [Internet]. 2018 [acesso em 2021 Mai 28]. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-tra-42811572
  4. Mundo Educação. Iogurte [Internet]. 2021 [acesso em 2021 Mai 28]. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/saude-bem-estar/iogurte.htm

*imagem ilustrativa

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!