Névoa ativada por plasma é utilizada para inativar Enterobacter em superfícies de folhosas
A névoa ativada por plasma de descarga de barreira dielétrica (PAM) é um tratamento de superfície que demonstrou ter efeitos antimicrobianos em microrganismos aderidos a superfícies de contato com alimentos
As abordagens de saneamento/limpeza disponíveis para vegetais com folhas recém-cortadas incluem o uso de desinfetantes químicos (como água clorada e solução de ácido peracético), água de lavagem altamente turbulenta (para separar bactérias e outros contaminantes das superfícies vegetais) e a combinação da água de lavagem e desinfetantes.
Na última década, o plasma frio atmosférico e sanitizantes à base de plasma (como água ativada por plasma (PAW) e névoa ativada por plasma (PAM)) receberam maior atenção e foram explorados como sanitizantes ecológicos para descontaminação de superfícies.
Poucos estudos relatam o uso da névoa ativada por plasma como agente antimicrobiano. Pensando nisto, pesquisadores da Faculdade de Agricultura e Ciência Alimentar, Florida A&M University, EUA, publicaram recentemente um estudo intitulado “Inactivation of Enterobacter aerogenes on the surfaces of fresh-cut purple lettuce, kale, and baby spinach leaves using plasma activated mist (PAM)” (Inativação de Enterobacter aerogenes nas superfícies de folhas frescas de alface roxa, couve e espinafre usando névoa ativada por plasma (PAM)) na revista Innovative Food Science & Emerging Technologies.
O objetivo do estudo foi investigar os efeitos do tempo de tratamento de PAM em três tipos de folhas de vegetais (alface roxa, couve e folhas de espinafre bebê).
Após realizados os experimentos, os resultados se mostraram animadores. Os pesquisadores conseguiram mostrar que o PAM é um agente antimicrobiano eficaz contra E. aerogenes nas superfícies de espinafre bebê, couve e folhas de alface. Porém em superfícies onduladas, dobradas ou rachadas a ação do PAM é reduzida devido à incapacidade do PAM de penetrar nas regiões mais profundas.
Gostou e quer saber mais sobre a pesquisa? Veja nas referências o link para o estudo!
Confira mais notícias como essa no nosso Blog!
Referência:
Juzhong Tan, Mukund V. Karwe, Inactivation of Enterobacter aerogenes on the surfaces of fresh-cut purple lettuce, kale, and baby spinach leaves using plasma activated mist (PAM), Innovative Food Science & Emerging Technologies, Volume 74, 2021, 102868, ISSN 1466-8564,
https://doi.org/10.1016/j.ifset.2021.102868.
(https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1466856421002691)