Estudo realiza encapsulação de probióticos com emulsão água em óleo para melhorar viabilidade
O estudo forneceu informações úteis sobre a utilização de emulsões de alta fase interna água em óleo para melhorar a eficácia dos probióticos na indústria de alimentos
Microrganismos probióticos podem trazer diversos benefícios à saúde. Porém, para que um alimento probiótico traga benefícios à saúde do consumidor, uma quantidade adequada de probióticos deve se manter viável durante o processamento e estocagem do alimento. Além disso, os probióticos devem sobreviver durante a passagem pelo trato gastrointestinal, que pode causar perda brusca de viabilidade principalmente devido à acidez do estômago e alta concentração de sais biliares do duodeno.
Por isso, vários tipos de sistemas transportadores foram desenvolvidos para proteger os probióticos em alimentos e no trato gastrointestinal humano, incluindo emulsões, microgéis e encapsulamento. Pensando nisso, pesquisadores da Nanchang University, China, realizaram um estudo sobre encapsulação de probióticos com emulsão água em óleo para melhorar a viabilidade dos probióticos sob condições alimentares e gastrointestinais.
Na pesquisa, polirricinoleato de poliglicerol foi usado como surfactante solúvel em óleo e cera de abelha foi usada como fase oleosa para formular emulsões de alta fase interna (HIPEs) água em óleo (A/O) para o encapsulamento e proteção de probióticos. As propriedades físico-químicas dos HIPEs A/O e a sobrevivência dos probióticos encapsulados quando expostos a condições ácidas e digestão in vitro foram investigadas.
Nos resultados, os pesquisadores observaram que a sobrevivência dos probióticos carregados nos SK-HIPEs (preparados com leite desnatado) foi muito maior do que nos NS-HIPEs (preparados com solução salina normal) durante o armazenamento a 4°C. O modelo gastrointestinal in vitro mostrou que a encapsulação dos probióticos aumentou sua sobrevivência. O estudo fornece informações úteis sobre a utilização de HIPEs A/O para melhorar a eficácia dos probióticos na indústria de alimentos.
O estudo foi publicado na revista científica LWT com o título “Probiotic encapsulation in water-in-oil high internal phase emulsions: Enhancement of viability under food and gastrointestinal conditions”.
Quer ver mais notícias como essa? Visite nosso Blog.
Referência:
Zhang Y, Liu H, McClements DJ, Xie Y, Cheng C, Zou L, Liu W, Liu W. Probiotic encapsulation in water-in-oil high internal phase emulsions: Enhancement of viability under food and gastrointestinal conditions. LWT. 2022 May 2:113499.
Tag:emulsões, encapsulação, probióticos