DETERMINAÇÃO DO GRAU DE ACIDEZ E TEOR DE PROTEÍNAS EM LEITE IN NATURA PROVENIENTE DE FAZENDAS DA REGIÃO DO ALTO PARANAÍBA-MG
Resumo: Considerando a importância do leite na dieta humana, a presente pesquisa teve como objetivo principal a determinação dos níveis de proteína bruta pelo método de Kjedahl e do grau de acidez pelas técnicas Dornic e alizarol, em 57 amostras de leite in natura (congelado) provenientes de diversas fazendas de diferentes municípios da região do Alto Paranaíba- MG. Após a identificação e separação por município de origem e por modo de armazenamento (tanque ou latão), as amostras foram analisadas utilizando três repetições de cada para o cálculo da média individual. Os resultados obtidos foram comparados com os valores de referência mencionados no Regulamento da inspeção sanitária e industrial para leite e seus derivados (Resolução Nº 065/2005). Quanto à acidez por ºDornic foi observado que 40,35% das amostras apresentaram níveis superiores ao recomendado, enquanto que pelo método Alizarol 7,98% das amostras se encontravam com excesso de acidez. Na análise de proteínas apenas uma amostra do total apresentou um valor abaixo do recomendado pela legislação. Diante dos resultados, foi certificada a importância das análises de qualidade por parte dos laticínios que recebem o leite das fazendas para posterior comercialização, bem como a necessidade da conscientização dos produtores rurais que ainda possuem resistência quanto às boas práticas de manejo higiênico e nutricional na lida com o rebanho, e a influência das mesmas na qualidade do produto final.
Autores: Sheila Santana De Mello; Eliane de Sousa Costa; Luiz Fernando Rocha Botelho; Taylan Andrade Silva; Ana Luiza Faria Mendes.
DOI: 10.53934/9786599539626.16
Capítulo do livro: Ciência e tecnologia dos alimentos: Pesquisas e avanços