Back

Cientistas desenvolvem tomate biofortificado com vitamina D

A vitamina D previne doenças de deficiências que afetam o desenvolvimento esquelético e é convertida em produtos com bioativos de hormônios esteróides, que funcionam na sinalização em muitos órgãos, incluindo o cérebro. Consequentemente, as deficiências de vitamina D afetam a função imunológica e a inflamação e estão associadas ao aumento do risco de deficiências de micronutrientes, câncer, doença de Parkinson, depressão, declínio neurocognitivo, demência, entre outros. A maioria dos alimentos contém pouca vitamina D e as plantas são fontes muito pobres.

Pensando nisso, pesquisadores da John Innes Centre, Reino Unido, projetaram o acúmulo de vitamina D3 em tomates pela edição do genoma, para fornecer um alimento biofortificado com a possibilidade adicional de produção de suplementos a partir de resíduos.

Para isso, os cientistas usaram a edição genética para desligar uma molécula específica no genoma da planta que aumentou a provitamina D3 tanto nos frutos quanto nas folhas de tomateiros. A provitamina D3 foi então convertida em vitamina D3 através da exposição à luz UVB.

Os tomates contêm naturalmente um dos blocos de construção da vitamina D3, chamado provitamina D3 ou 7-dehidrocolesterol (7-DHC), em suas folhas em níveis muito baixos. A provitamina D3 normalmente não se acumula nos frutos maduros do tomate.

Os pesquisadores então usaram a edição de genes CRISPR-Cas9 para fazer revisões no código genético de plantas de tomate para que a provitamina D3 se acumule no fruto do tomate. As folhas das plantas editadas continham até 600 ug de provitamina D3 por grama de peso seco. A ingestão diária recomendada de vitamina D é de 10 ug para adultos.

Quando os tomates são cultivados, as folhas geralmente são resíduos, mas as das plantas editadas podem ser usadas para a fabricação de suplementos de vitamina D3 veganos ou para fortificação de alimentos.

O estudo foi publicado na revista científica Nature Plants, com o título “Biofortified tomatoes provide a new route to vitamin D sufficiency“.

Você pode conferir mais notícias como essa no nosso Blog.

Referências:

  1. Li J, Scarano A, Gonzalez NM, D’Orso F, Yue Y, Nemeth K, Saalbach G, Hill L, de Oliveira Martins C, Moran R, Santino A. Biofortified tomatoes provide a new route to vitamin D sufficiency. Nature Plants. 2022 May 23:1-6.
  2. Science Daily. Gene-edited tomatoes could be a new source of vitamin D [Internet]. 2022 [acesso em 2022 Mai 30]. Disponível em: https://www.sciencedaily.com/releases/2022/05/220523115532.htm

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!