Back

Cientistas desenvolvem embalagem antimicrobiana plant-based para alimentos

Com o objetivo de produzir alternativas ecologicamente corretas para embalagens plásticas para alimentos, um cientista da Rutgers, uma universidade em New Jersey, EUA, desenvolveu um revestimento biodegradável à base de plantas que pode ser pulverizado em alimentos, protegendo contra microrganismos patogênicos e deteriorantes e danos no transporte. O processo escalável poderia potencialmente reduzir o impacto ambiental adverso das embalagens plásticas de alimentos, bem como proteger a saúde humana.

A pesquisa foi realizada em conjunto com cientistas da Universidade de Harvard e financiada pela Harvard-Nanyang Technological University/Singapore Sustainable Nanotechnology Initiative.

O artigo do estudo, intitulado “Protecting foods with biopolymer fibres”, foi publicado na revista científica Nature Food e descreve o novo tipo de tecnologia de embalagem usando as fibras à base de polissacarídeos/biopolímeros. O material fibroso pode ser fiado a partir de um dispositivo de aquecimento que se assemelha a um secador de cabelo e “enrolado” sobre alimentos de várias formas e tamanhos. O material resultante que envolve os produtos alimentícios é resistente o suficiente para proteger contusões e contém agentes antimicrobianos para combater a deterioração e microrganismos patogênicos, como E. coli e Listeria.

O trabalho de pesquisa inclui uma descrição da tecnologia chamada fiação a jato, um processo pelo qual o biopolímero é produzido, e avaliações quantitativas mostrando que o revestimento estendeu a vida útil dos abacates em 50%. O revestimento pode ser enxaguado com água e se degrada no solo em três dias, de acordo com o estudo. O artigo também descreve como as novas fibras que encapsulam os alimentos são misturadas com ingredientes antimicrobianos naturais – óleo de tomilho, ácido cítrico e nisina.

Confira mais notícias como essa no nosso Blog.

Referência

MacPherson K. Rutgers. Starch-based fibers enhance protection and reduce spoilage. [Internet]. 2022 [acesso em 2022 Jun 28]. Disponível em: https://www.rutgers.edu/news/rutgers-scientist-develops-antimicrobial-plant-based-food-wrap-designed-replace-plastic

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply