Back

EXTRATO DE CAMU-CAMU RICO EM BIOATIVOS: UM ESTUDO DE SUA ADIÇÃO EM SORVETE

Resumo: O camu-camu é uma fonte de antioxidante e é encontrada na região da Amazônia. Estudos têm demonstrado a importância do consumo de alimentos que contenham antioxidantes devido aos benefícios que eles oferecem à saúde humana. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar um sorvete com a adição de extrato rico em compostos bioativos de camu-camu e avaliar suas características físico-químicas e reológicas. Duas formulações foram preparadas: (1) padrão e (2) sorvete com camu-camu. Ambas diferiram significativamente (p≤0,05) para os parâmetros a* e b*. As duas formulações de sorvete apresentaram o mesmo conteúdo de Teor de sólidos solúveis (TSS), acidez, proteínas e cinzas, diferindo significativamente (p≤0,05) no pH. Ainda destaca-se que o sorvete com camu-camu apresentou maior teor de gordura e umidade e ainda se mostrou mais firme e consistente (p≤0,05) quando comparado ao padrão. Portanto, foi possível produzir um sorvete com a aplicação de compostos bioativos de camu-camu com características físico-químicas e reológicas similares ao sorvete de receita padrão.

Autores: Bianca Pazinato1; Jéssica Mayuri Omae2; Tayane Siqueira Garcia Alves3; Letícia Misturini Rodrigues4, Grasiele Scaramal Madrona5

Consultar afiliações no livro

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539657-104

Capítulo do livro:

PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!