Back
Livro

COMPOSTOS BIOATIVOS DO CAMU-CAMU NO COMBATE À COMORBIDADES ASSOCIADAS À OBESIDADE

Resumo: A obesidade é definida como uma doença crônica relacionada a diversas comorbidades como diabetes mellitus 2, hipertensão arterial e dislipidemias e todas elas, por sua vez, estão relacionadas a maior risco de desenvolvimento de doença cardiovascular e consequente maior mortalidade. Diversos trabalhos com análises químicas e bioquímicas, bem como também estudos com interações in vitro e in vivo, têm apontado algumas propriedades benéficas do fruto regional amazônico camu-camu (Myrciaria dubia) em relação a obesidade e comorbidades associadas. Várias substâncias encontradas em quantidades significativas no fruto, tais como ácido elágico, miricetina, quercetina, catequinas entre outras, estão envolvidas nesses benefícios. O objetivo desta revisão é apontar os compostos bioativos do fruto camu-camu, mostrando os mecanismos de ação que explicariam as ações de redução de obesidade, controle da hiperglicemia, melhora de perfil lipídico e pressão arterial, com base na literatura atual, discutindo a relação desses compostos com o processo de emagrecimento e/ou melhora dos índices dessas comorbidades geralmente associadas ao excesso de peso, enfatizando com isso, seu papel como alimento gerador de impacto positivo em saúde.

Autores: Samantha Xena Nunes Quadros; Ana Beatriz Pires de Souza; Lycia Silva Ribeiro; Edvan Alves Chagas; Carlos Alberto Nogueira de Almeida.

DOI: 10.53934/9786599539626.15

Capítulo do livro: Ciência e tecnologia dos alimentos: Pesquisas e avanços

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!