Produtos desenvolvidos através do reaproveitamento das sementes de jaca
O reaproveitamento de resíduos agroindustriais é fruto de desenvolvimento de muitas pesquisas de elaboração de novos produtos, essa preocupação surge na tentativa da redução dos resíduos orgânicos e na ideia de aproveitamento total dos alimentos. O processo de aproveitamento integral de alimentos é permitido minimizar o desperdício de produtos alimentares, levando em consideração a redução de custos e melhora da qualidade nutricional, visto que na maioria dos alimentos grande parte dos nutrientes está contida na porção que frequentemente é descartada (1).
Esse número de pesquisas estão inseridas no contexto das frutas e hortaliças e um resíduo trabalhado nestas pesquisas é a semente de jaca. A Artocarpus integrifólia L (nome científico da jaqueira) é originária da Ásia, tendo se aclimatado muito bem no Brasil. É muito rica em carboidratos, vitaminas do complexo B, e em sais minerais. Os bagos são consumidos frescos, e quando processados apresentam-se na forma de doces, compotas, polpas congeladas, refrescos, sucos e outros (2).
Em análise realizada por Santos (2009) (2), o perfil físico-químico da farinha da semente de jaca é o seguinte: Umidade (9 %), Proteínas(12 %), Lipídeos (9 %), Carboidratos (39 %), Fibras (29 %) e Cinzas (2 %), evidenciando o perfil nutricional da farinha da semente de jaca.
A farinha é o principal produto obtido das sementes de jaca e como evidenciado no parágrafo anterior a mesma tem um perfil nutritivo interessante. Com a farinha pode-se obter cookies, Bolos, bolachas e diversos produtos panificáveis.
O processo de obtenção da farinha pode ser feita em casa, deve-se secar as sementes em forno convencional e após a secagem tritura-se em liquidificador ou moinho.
Referências:
- Dantas ENDA, Silva EB da, Moura R de L, Oliveira ND de, Silva JCC, Cordeiro SA, et al. a Importância do Aproveitamento Integral Dos Alimentos. Int J Nutrology [Internet]. 2018 Sep 27 [cited 2021 Jul 7];11(S 01):Trab23. Available from: http://www.thieme-connect.com/products/ejournals/html/10.1055/s-0038-1674320.
- Calila Teixeira Santos. FARINHA DA SEMENTE DE JACA: CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E PROPRIEDADES FUNCIONAIS Dissertação apresentada à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 2009
Tag:farinha, Jaca, panificação, reaproveitamento