Back

AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE DIFERENTES MARCAS DE PRODUTOS LÁCTEOS

Resumo: Tendo em vista a necessidade de adequação dos rótulos às normativas e legislação vigentes, o presente trabalho teve como objetivo avaliar se as informações nutricionais, ingredientes e rotulagem de diferentes marcas de produtos lácteos, comercializados na cidade Solânea-PB, estariam em conformidade com a legislação vigente. Para isso foram realizadas visitas à diferentes estabelecimentos comerciais no município de Solânea no estado da Paraíba, em março de 2021. Avaliou-se no total 5 marcas diferentes (denominadas de A, B, C, D, E) de leite em pó e 4 marcas de Requeijão (A, B, C, D) com auxílio da aplicação de um Checklist contendo 33 itens com os critérios C (conforme), NC (não conforme) e NA (não se aplica), elaborado com base em algumas das principais legislações vigentes. Das marcas de requeijão estudadas 25% apresentaram alguma não conformidade. A marca D não apresentou as informações de Lote e data de fabricação estando em descordo com a legislação. No tocante às marcas de leite estudadas, 40% apresentaram alguma não conformidade em relação aos seus rótulos. Os rótulos estudados estavam, em sua maioria, em conformidade com a legislação, porém, ainda deve-se atentar a alguns dos itens que não estavam de acordo com as normativas. Com isto vale ressaltar que a fiscalização deve ser periódica por parte dos órgãos competentes, e o consumidor também deve ficar atento a todos os principais itens que estão contidos nos rótulos dos alimentos.

Autores:  Edson Douglas Silva Pontes *; Mayara Gabrielly David Santos Rodrigues *; Ranúsia Maria de Melo Lopes  ; Hyan Matheus Freitas das Neves Silva ; Priscila Coeli Araújo Saraiva ; Emília Carmem da Silva ; Julieny Aline da Silva Nascimento

Consultar afiliações no livro

DOI: doi.ordoi.org/10.53934/9786599539664-8

ISBN: 978-65-995396-6-4

Capítulo do livro: Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply