COMPOSTOS FENÓLICOS DO PÓ DA AMÊNDOA DA CARNAÚBA (COPERNICIA PRUNIFERA)

Resumo: A espécie Artocarpus heterophyllus (jaca) é uma árvore perene distribuída em regiões tropicais, com frutos arbóreos que se destacam pelo tamanho e semente, que podem representar até 15% do seu peso fruto. No processamento desse fruto para diversos fins alimentícios, um volume considerável de resíduos é gerado, principalmente de sementes. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi O fruto da carnaúba (Copernicia prunifera) é composto por casca, polpa e amêndoa, podendo ser utilizado para o consumo humano na sua forma in natura, em sucos, doces, geleias ou licores. Essa pesquisa teve como objetivo quantificar os compostos fenólicos presentes no pó extraído a partir da amêndoa da carnaúba. Para a caracterização dos compostos fenólicos utilizou-se um espectrofotômetro, onde os resultados foram determinados em mg. Para o perfil fenólico flavonoides e não flavonoides utilizou-se o sistema Agilent 1260 Infinity LC. Dentre os compostos fenólicos encontrados no pó da amêndoa da carnaúba, é possível citar a catequina, procianidina B1, rutina, ácido cafeico e trans-resveratrol.  Os valores apresentados para a maioria dos compostos foram superiores ou próximos aos achados na literatura. De acordo com os resultados obtidos foi possível concluir que o pó da amêndoa da carnaúba demonstrou ser um alimento com potencial antioxidante, proporcionando importantes benefícios, incluindo a prevenção de doenças.

Autores: Ruthe de Carvalho Brito¹; Maria Shelda de Oliveira Neres²; Fhanuel Silva Andrade³; Stella Regina Arcanjo Medeiros4; Joilane Alves Pereira-Freire5; Jailane de Souza Aquino 6; Douglas Borges da Silva7

Consultar afiliações no livro

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539657-4

Capítulo do livro:

PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!