Back

PERCEPÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E MACRONUTRIENTES POR IDOSOS EM ÁREA RURAL DE SOLÂNEA – PB

Resumo: O envelhecimento é um processo natural, marcado por mudanças biopsicossociais relacionadas à passagem do tempo. O objetivo do trabalho foi avaliar a percepção de idosos sobre macronutrientes e alimentos saudáveis na área rural do município de Solânea-PB. A metodologia empregada foi quantitativa e qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada contendo questões a respeito do conhecimento sobre os macronutrientes e o conceito de alimento saudável.  Com relação à idade, 55% tinham entre 60 e 69 anos. Quanto à escolaridade, prevaleceu o Ensino Fundamental incompleto (60%). A respeito da profissão, 100% dos idosos citaram ser agricultores. Relativo ao conceito de alimento saudável, a grande maioria dos idosos elencaram alguns alimentos produzidos por eles, como feijão, milho, verduras e frutas. Com relação ao conceito de carboidratos, 100% dos idosos entrevistados afirmaram não saber ou nunca terem escutado o termo. Já quando questionados sobre o termo açúcar, todos afirmaram saber o que é, destacando-se a resposta: “O açúcar que se coloca no café”. Para o conceito de lipídio, nenhum dos idosos entrevistados tinham conhecimento ou souberam definir esse termo, não fazendo associação com seu homônimo, gordura, onde 100% afirmaram saber o que é, associando a mesma a “gordura de boi”. Quando perguntamos a respeito do termo proteína, 70% dos idosos entrevistados não tinham nenhum conhecimento sobre ele. Para os idosos pesquisados, alimento saudável é aquele produzido no campo por si mesmos, porém, cada vez mais informações rígidas e arcaicas vêm crescendo nessa população.

Autores: Jaqueline Medeiros da Costa1, Iany Louise de Medeiros2, Maria das Graças Diniz Alves3, Karolaine da Silva Freitas4, Leticia Emanuelle do Nascimento Brito5, Maria Antônia Evaristo de Souza Simões6, Tamires Alcântara Dourado Gomes Machado7

Consultar afiliações no livro

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539657-121

Capítulo do livro:

PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply