Pesquisa desenvolve “cubos de gelo gelatinosos” reutilizáveis que não derretem
Os “cubos de gelo gelatinosos” ecologicamente corretos podem transformar o armazenamento a frio
O gelo tradicional é amplamente utilizado como meio de resfriamento de alimentos devido ao seu alto calor latente de fusão próximo a 0°C. No entanto, surgem preocupações sobre a contaminação cruzada microbiana resultante da água de degelo.
Então, pesquisadores da University of California, Davis, desenvolveram cubos de gelo gelatinosos baseados em hidrogéis de gelatina a 10% para serem utilizados como um novo material de refrigeração de alimentos.
O estudo foi publicado na revista científica Sustainable Chemistry & Engineering com o título “Sustainable and Reusable Gelatin-Based Hydrogel “Jelly Ice Cubes” as Food Coolant. II: Ideal Freeze–Thaw Conditions”.
Segundo o portal da UC Davis, esses “cubos de gelo gelatinosos” sem plástico não derretem, são compostáveis e antimicrobianos e evitam a contaminação cruzada. Os cubos contêm mais de 90% de água e outros componentes para reter e estabilizar a estrutura. Eles são macios ao toque como uma sobremesa de gelatina e mudam de cor dependendo da temperatura.
Esses cubos reutilizáveis podem ser projetados ou cortados em qualquer formato e tamanho necessários, segundo uma das pesquisadoras responsáveis. A invenção foi patenteada em julho de 2021.
Os pesquisadores começaram a trabalhar nos cubos depois que Wang, professor associado da universidade, viu a quantidade de gelo usada nas fábricas de processamento de peixes e a contaminação cruzada que a água derretida poderia espalhar entre os produtos.
“A quantidade de gelo usada por esses locais de processamento de pescado é enorme”, disse Wang. “Precisamos controlar os patógenos.”
Os primeiros testes mostraram que os cubos podem suportar até 22 quilos sem perder a forma e ser reutilizados até 12 vezes, sendo necessário apenas uma lavagem entre as utilizações.
Os cubos de gelatina oferecem uma alternativa ao gelo tradicional e podem potencialmente reduzir o consumo de água na cadeia de abastecimento de alimentos e o desperdício de alimentos, controlando as contaminações microbianas. Eles também oferecem temperaturas estáveis para reduzir a deterioração dos alimentos e podem ser ideais para empresas de preparação de refeições, empresas de transporte e produtores de alimentos que precisam manter os itens frios.
Confira o vídeo sobre a pesquisa:
Confira mais notícias como essa no nosso Blog.
Referências:
- UC Davis. UC Davis Researchers Develop Ice Cube That Doesn’t Melt or Grow Mold [Internet]. 2021 [acesso em 2022 Fev 22]. Disponível em: https://www.ucdavis.edu/food/news/uc-davis-researchers-develop-ice-cube-doesnt-melt-or-grow-mold
- Olhar Digital. Cientistas desenvolvem cubos de gelo reutilizáveis que nunca derretem [Internet]. 2021 [acesso em 2022 Fev 22]. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2021/11/30/ciencia-e-espaco/cientistas-desenvolvem-cubos-de-gelo-reutilizaveis-que-nunca-derretem/
- Zou J, Wang L, Sun G. Sustainable and Reusable Gelatin-Based Hydrogel “Jelly Ice Cubes” as Food Coolant. II: Ideal Freeze–Thaw Conditions. ACS Sustainable Chemistry & Engineering. 2021 Nov 8;9(46):15365-74.