Professores da UNESP e UNIFEV se unem para criar curso de mapeamento aéreo e processamento de imagens por drones na agricultura
Os professores Cristiano Zerbato (UNESP) e Marco Antonio Vrech (UNIFEV) criaram um curso de mapeamento aéreo e processamento de imagens por drones na modalidade online, para capacitar profissionais sobre o uso do mapeamento aeroagrícola voltado à cadeia produtiva do agronegócio. Apesar do curso ser online, os docentes desenvolveram uma metodologia ativa de ensino buscando trazer toda a parte prática necessária para a formação do aluno.
O profissional se desenvolverá e aprenderá sobre a utilização de drones na agricultura de precisão desde a configuração do equipamento, assim como procedimentos práticos e execução de missões de mapeamento aéreo, tanto quanto procedimentos práticos de processamento de imagens e aplicação dessas imagens na agricultura.
O curso foi desenvolvido seguindo à risca a legislação vigente para o setor! Formando o aluno na certificação dos equipamentos nos órgãos fiscalizadores.
Ao concluir o curso o profissional estará apto a realizar o voo, o mapeamento e o processamento das imagens obtidas. Dessa forma gerará diversos produtos, atendendo a demanda própria ou do seu cliente. Como por exemplo: modelo digital do terreno (MDT), geração de índices de vegetação, identificação de manchas problema nos talhões mapeados (as quais podem estar relacionadas com deficiências nutricionais, com ataque e infestação de pragas e doenças, stress hídrico, qualidade da aplicação de defensivos agrícolas) , falhas na lavoura, declividade do terreno, sistematização da área, visualização tridimensional do terreno, demarcação e mensuração de áreas e volumes, contagem de objetos, zonas de manejo, entre outros.
O valor do curso de Mapeamento aéreo e processamento de imagens poderá ser dividido em até 12x de 48,70 e, assim que o pagamento for confirmado, o aluno poderá iniciar a sua formação! O conteúdo programático do curso abordará: Configurações do equipamento, legislação, Elementos da Imagem, Etapas para o mapeamento aéreo, Processando o ortomosaico (Metashape e DroneDeploy) e Processamento no QGIS. Não fique de fora! inscreva-se e entre neste mercado que só tem a crescer!
Tag:drones, mapeamento aéreo, UNESP, UNIFEV