Fiscalização do Mapa fecha quatro fábricas de sucos
Uma ação fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) resultou no fechamento cautelar de quatro fábricas de sucos, sendo uma no estado de São Paulo e três em Santa Catarina. Ao todo, foram apreendidos 46 mil quilos de sucos concentrados e 78 mil litros de suco de laranja integral.
Segundo o portal do Mapa, as irregularidades apontadas na operação incluem a adulteração das bebidas elaboradas, substituindo parte da matéria-prima por outras fontes exógenas aos da fruta. Além disso, em uma das fábricas, também foram constatadas nas bebidas a presença de aditivos alimentares da classe dos conservadores, sendo que na rotulagem do produto destacava a ausência de aditivos. Em outra, foi verificado o uso do aditivo alimentar da classe dos edulcorantes (substâncias que possuem poder adoçante maior que o do açúcar comum), proibido em sucos.
Das quatro fábricas, três já responderam a processos recentes pela prática de adulteração das bebidas elaboradas, sendo constatada a continuidade da prática, o que caracteriza a reincidência.
Os produtos apreendidos estão proibidos de serem comercializados até que sejam emitidos os novos laudos de análise. Para retomar as atividades, as empresas precisam implementar sistema de controle para garantir a qualidade e identidade dos produtos elaborados, bem como a rastreabilidade de cada lote produzido, conciliando com as matérias-primas e insumos utilizados.
Referência:
MAPA. Fiscalização do Mapa fecha quatro fábricas de sucos em São Paulo e Santa Catarina. [Internet]. 2022 [acesso em 2022 Ago 25]. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias-2022/fiscalizacao-do-mapa-fecha-quatro-fabricas-de-sucos-em-sao-paulo-e-santa-catarina
Tag:fiscalização, Mapa, sucos