• Home
  • Eventos
  • Blog
  • Editora
  • Contato
  • Área de Submissões
    • Meu Perfil
    Agron Food Academy
    • Home
    • Eventos
    • Blog
    • Editora
    • Contato
    • Área de Submissões
    • Meu Perfil

      Capítulo de livro

      Organização – Agron Food Academy
      Agron Food Academy » COMPOSIÇÃO, CARACTERÍSTICAS GERAIS E ESTABILIDADE OXIDATIVA EM PRODUTOS CÁRNEOS: UMA REVISÃO
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy

      COMPOSIÇÃO, CARACTERÍSTICAS GERAIS E ESTABILIDADE OXIDATIVA EM PRODUTOS CÁRNEOS: UMA REVISÃO

      • Escrito por II ENOTND
      • Categorias Capítulo de livro, Sem categoria
      • Data 24/06/2021

      Valter Oliveira de Souto¹; Rogério Silva de Almeida2

      1Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos – Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG; E-mail: [email protected], 2Estudante do curso de Bacharelado em Agroindústria – Universidade Federal da Paraíba – UFPB; E-mail: [email protected]

      Resumo: Os produtos cárneos juntamente com a carne de forma in natura, são responsáveis pela maior fonte de proteínas disponível atualmente no mundo, contendo também um elevado teor de lipídeos, fazendo com esses alimentos se tornem suscetível a reações indesejáveis. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico a respeito da composição, características e estabilidade oxidativas nestes produtos. A busca para a pesquisa se deu por meio de trabalhos científicos pesquisados na base de dados eletrônicos: Google, Portal de periódicos da Capes, SCIENCEDIRECT e SCIELO. A demanda por produtos mais saudáveis tem feito com que a indústria se preocupe não apenas na produção desses alimentos, mas também que produza com qualidade. Observou-se que os alvos dos estudos realizados visam principalmente à redução de sódio, aditivos e gordura presentes nesses alimentos. Além disso, diversos estudos mostraram que a utilização de antioxidantes pode desacelerar a oxidação lipídica em produtos cárneos. Conclui-se, que a utilização de pesquisas referentes a soluções dessas reações indesejadas é de extrema importância para manter a qualidade e estabilidade desses produtos.

      Palavras–chave: derivados cárneos; oxidação lipídica; oxidação proteica.

      INTRODUÇÃO

       A carne e produtos cárneos são fontes importantes de proteína, com relevantes teores de gordura, aminoácidos essenciais, minerais e vitaminas. No Brasil, o consumo de carnes se encontra fortemente ligado à cultura da população, sendo de extrema importância, principalmente nas principais refeições do dia (TREMEA, 2019).

      Devido ao aumento do consumo de carnes e derivados, as indústrias de alimentos tem se expandido, uma vez que o consumo de produtos como salsichas, linguiças, mortadelas, entre outros, tem se tornado cada vez mais presente no hábito alimentar diário da população brasileira e os consumidores têm buscado produtos cárneos mais saudáveis, com baixo teor de aditivos, sódio e gordura (RASPE et al., 2020).

      Com isso, produtos cárneos que possuem alto teor de lipídeos em sua composição, tem chamado a atenção da comunidade científica, principalmente das indústrias cárneas, por serem passíveis de sofrer reações oxidativas. Sendo a oxidação lipídica e proteica um dos problemas que atingem a carne desde o seu processamento até a sua conservação, principalmente para os produtos cárneos ricos em ácidos graxos poli-insaturados (OLIVEIRA et al., 2012). Diante disso, este estudo teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico a respeito das principais características, composição e estabilidade oxidativa em diferentes produtos cárneos.

      METODOLOGIA

      A pesquisa se deu por meio de levantamento bibliográfico de caráter qualitativo. Foram pesquisados artigos científicos nas bases de dados eletrônicos: Google Acadêmico, Portal de periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), SCIENCEDIRECT e SCIELO, utilizando as palavras chaves “Produtos cárneos” e “Oxidação Lipídica” para realização da pesquisa. Foram utilizados os artigos científicos que abordavam sobre a composição, características e oxidação lipídica de produtos cárneos.

      COMPOSIÇÃO E CARACTERÍSTICAS DE PRODUTOS CÁRNEOS SAUDÁVEIS

      A busca por alimentos saudáveis, de rápido e fácil preparo tem sido alvo de consumidores e comunidades científicas. Diversos órgãos de pesquisa e indústrias de alimentos vêm investindo no desenvolvimento de novos produtos alimentícios que possam atender a essa demanda e oferecendo alimentos industrializados com alto nível nutricional e com baixo teor de gordura (HUKERDI et al., 2019). Diversos produtos têm sido alvos de pesquisadores e indústrias de alimentos que buscam desenvolver e reformular os produtos cárneos alterando a sua composição e oferecendo produtos com benefícios fisiológicos, bioquímicos e nutricionais. Diante disto, diversas são as estratégias para a reformulação de produtos cárneos, cujo principal objetivo é a redução de sódio, aditivos e gordura (OLIVEIRA et al., 2013).

      O cloreto de sódio contém cerca de 39,3% de sódio e seu uso pode afetar o sabor do produto, assim como sua textura. Por isso, diversas são as estratégias para reduzir o teor de sódio em produtos cárneos, dentre elas destacam-se a substituição parcial de cloreto de sódio por outros componentes, como por exemplo, o cloreto de potássio, cloreto de magnésio e cloreto de cálcio, e sais não clorados, como os fosfatos, o que tornam-se uma alternativa para a elaboração de produtos cárneos mais saudáveis (CORREIA, 2019).

      Outro fator encontrado pela indústria de carnes para o desenvolvimento de produtos mais saudáveis é a redução de aditivos, em especial a redução de nitrito e nitrato de sódio. Por isso, para a sua substituição, podem ser utilizados compostos antimicrobianos naturais presentes em ervas e especiarias e compostos presentes em óleos essenciais, como terpenos e flavonoides (CORREIA, 2019).

      A redução da quantidade de gordura é um fator de qualidade observados pelos consumidores. Desta forma, diversas são as estratégias que viabilizam a sua produção e garantem um produto de boa qualidade, como o uso de óleos vegetais como substitutos da matéria gordurosa animal na elaboração de um alimento de alto valor nutricional agregado (HUKERDI et al., 2019).

      Em decorrência da praticidade de preparo e da preocupação dos consumidores, as indústrias de alimentos tem produzido diversos produtos cárneos mais saudáveis, com baixo teor de sódio, gordura e aditivos, tais como hambúrgueres, empanados, lanches, presuntos, apresuntados, mortadelas e salsichas sejam uma opção crescente para a alimentação de muitas famílias no mundo (OLIVEIRA et al., 2013).

      OXIDAÇÃO LIPÍDICA E PROTEICA EM CARNES E DERIVADOS

      A oxidação lipídica já é considerada um dos principais problemas de deterioração de produtos cárneos e afeta diretamente a qualidade do alimento, ocasionando a diminuição de nutrientes, assim como a perda de cor, aroma, sabor e textura. De um modo geral, a oxidação de lipídios pode ocorrer tanto de forma auto catalítica (autoxidação e fotoxidação), quanto de forma enzimática pela ação da lipoxigenase. Entretanto, a autoxidação é a principal reação causadora de ranço nos alimentos (SANTOS et al., 2019).

      Diante disso, as carnes e os produtos cárneos, em especial os produtos derivados da carne de frango estão susceptíveis a oxidação lipídica por possuírem em seus componentes elevadas concentrações de ácidos graxos insaturados, presença de íons ferros, e oxigênio, o que favorece na velocidade da reação oxidativa (MURAKAMI, 2009).

      Por muitos anos, a oxidação lipídica foi considerada a principal reação causadora de problemas de qualidade em alimentos, tanto do aspecto sensorial quanto químico. Todavia, após décadas de pesquisas, o alvo de estudo de oxidação passou a ter outro foco, como as proteínas. A oxidação proteica é definida como um processo de reações em cadeia mediadas através de radicais. Os fatores que influenciam a velocidade de oxidação das proteínas em carnes e produtos cárneos são a presença de lipídeos oxidados, metais de transição, como os íons ferro e cobre, pH, temperatura, luz, radiação, atividade de água, e composição de aminoácidos. Ou seja, a oxidação direta da cadeia lateral dos aminoácidos catalisada por íons metálicos tem sido considerada como a principal rota de formação de compostos carbonílicos em proteínas cárneas (ESTÉVEZ, 2011).

      Portanto, diversos estudos relacionados a oxidação lipídica e proteica têm sido realizados, Sáyago-Ayerdi, Brenes e Goñi (2009), verificaram a eficiência de concentrações de fibra dietética antioxidante de uva sob a oxidação lipídica de hambúrgueres de frango cruz e cozidos e observaram que a adição da fibra dietética melhorou significativamente a estabilidade oxidativa e a atividade de eliminação dos radicais livres nos hambúrgueres de frango elaborados. Silva et al. (2018), elaboraram charque de frango e armazenaram durante 120 dias sob temperatura ambiente investigando níveis de oxidação proteica. Santos et al. (2019), estudaram o efeito da condição de peito amadeirado sobre características de qualidade de rissóis de frango emulsionado, tendo detectado níveis de oxidação proteica dura o armazenamento congelado de 90 dias e Boeira et al. (2020), estudaram uso de extrato de Cymbopogon citratus como aditivo natural para linguiça de frango refrigerado e verificaram que o extrato reduziu a oxidação lipídica em comparação ao aditivo sintético.

      CONCLUSÕES

      É notória a importância de estudos relacionados a indústria de alimentos, em especial a indústria cárnea, uma vez que a busca de alimentos saudáveis tem aumentado pela sua facilidade de preparo. Por outro lado, é fundamental que as pesquisas abordem soluções para que se possa ter um produto com maior qualidade e estabilidade durante o armazenamento, favorecendo assim, produtos com alta qualidade e com preços acessíveis.

      REFERÊNCIAS

      BOEIRA, C. P. et al. Characterization and antimicrobial activity of Cymbopogon citratus extract for application as natural antioxidant in fresh sausage. Food Chemistry, [S.L.], v. 319, p. 1-10, jul. 2020.

      CORREIA, E. F. Alternativas para a substituição de sódio na elaboração de produtos cárneos e derivados. 2019. Trabalho de conclusão de curso II. Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2019.

      ESTÉVEZ, M. Protein carbonyls in meat systems: A review. Meat Science, v.89, p.259-279, 2011.

      HUKERDI, Y. J. et al. Effects of dietary olive leaves on performance, carcass traits, meat stabilityand antioxidant status of fatteningMahabadimale kids. Meat Science. 153, 2-8, 2019.

      MURAKAMI, K. T. T. Óleo de linhaça como principal fonte lipídica na dieta de frangos de corte. Araçatuba, 2009.

      OLIVEIRA, D. F. et al. Alternativas para um produto cárneo mais saudável: uma revisão. Brazilian Journal Of Food Technology, [s.l.], v. 16, n. 3, p.163-174, set. 2013.

      OLIVEIRA, R. R. et al. Antioxidantes naturais em produtos cárneos. PUBVET, Londrina, V. 6, N. 10, Ed. 197, Art. 1324, 2012.

      RASPE, D. T. et al. ENRIQUECIMENTO FUNCIONAL DE CARNES E PRODUTOS CÁRNEOS. Paraná: Functional Enrichment Of Meat And, 2020. Cap. 2. p. 11-24.

      SANTOS, M. M. F. et al. Effect of wooden breast condition on quality traits of emulsified chicken patties during frozen storage. Journal Of Food Science And Technology, [s.l.], v. 56, n. 9, p. 4158-4165, 24 jun. 2019.

      SÁYAGO-AYERDI, S. G.; BRENES, A.; GOÑI, I. Effect of grape antioxidant dietary fiber on the lipid oxidation of raw and cooked chicken hamburgers. Lwt – Food Science And Technology, [S.L.], v. 42, n. 5, p. 971-976, jun. 2009.

      SILVA, F. A .P. et al. Protein and lipid oxidations in jerky chicken and consequences on sensory quality. Lwt, [S.L.], v. 97, p. 341-348, nov. 2018.

      TREMEA, E. Carne Vermelha e seus Derivados: Relação Com As Doenças Crônicas Não Transmissíveis In: Simpósio Em Saúde E Alimentação Da Universidade Federal Da Fronteira, III, 2019, Chapecó. Anais.

      Tag:derivados cárneos, oxidação lipídica, oxidação proteica

      • Share:
      author avatar
      II ENOTND

      Post anterior

      COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E BIOATIVA E PROPRIEDADES FUNCIONAIS DO LEITE ASININO: UMA REVISÃO
      24/06/2021

      Próximo post

      CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE CARNE BOVINA IN NATURA COMERCIALIZADA EM FEIRAS LIVRES DE MUNICÍPIOS DO BREJO PARAIBANO
      24/06/2021

      Você também pode gostar

      Dados palestrantes
      14 maio, 2022
      NomeEndereço de E-mailTelefoneResumo curricularFoto do palestranteSelecione ArquivoNenhum arquivo selecionado aindaDeletar arquivo enviadoImagem para divulgação do palestranteEste formulário irá redirecioná-lo para outra página, uma vez enviado.Enviar
      Formulário organizadores Discentes
      9 maio, 2022
      NomeResumo acadêmicoEnviar Foto para divulgaçãoSelecione ArquivoNenhum arquivo selecionado aindaDeletar arquivo enviadoUma imagem com qualidade superior a 300 kbEndereço de E-mailTelefoneEnviar
      Formulário organizadores
      6 maio, 2022
      NomeResumo acadêmicoEnviar Foto para divulgaçãoSelecione ArquivoNenhum arquivo selecionado aindaDeletar arquivo enviadoUma imagem com qualidade superior a 300 kbEnviar

      Pesquisar

      III Semana Nacional da Microbiologia de Alimentos na Indústria

      III Semana Nacional da Microbiologia de Alimentos na Indústria

      R$20.00
      Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos

      Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos

      R$320.00

      Receba nosso conteúdo


      Sign up for Newsletter

      Be one step ahead with our latest deals, offers and discount for Education themes

      logo_agro_food copiar

      Contamos com instrutores com experiência e atuação no mercado, design didático EAD voltado à prática, materiais de estudo intuitivos e assessoria acadêmica presente.

      Nossos eventos buscam ligar a área acadêmica com o setor produtivo, buscando parceiros em diversas instituições de pesquisa e oferecendo palestras sempre atuais e cursos práticos.

      Contato

      • (16) 993355004
      • [email protected]

      Links Úteis

      • Cursos
      • Eventos
      • Área de Afiliados
      • Política de Privacidade
      • Termos de Uso
      • Contato
      • Minha Conta
      • Fórum

      agronfoodacademy

      Ajudamos empresas e estudantes a terem uma experiência cheia de amor e conhecimento em ciências dos alimentos

      agronfoodacademy
      lançamento 🎉 É com muita alegria 🤗 que an lançamento 🎉

É com muita alegria 🤗 que anunciamos o lançamento da III Semana Nacional da Microbiologia de Alimentos na Indústria 🧪! O evento acontecerá de 25 a 29 de Setembro de 2023 e será uma oportunidade única 💥 para aprimorar suas habilidades e conhecimentos sobre a prática da microbiologia dentro da indústria de alimentos 🍎🍔🍺.

Com uma programação repleta de temas práticos nas áreas de Frutas e hortaliças 🌻, Carne 🥩, Laticínios 🧀, Bebidas 🍹 e Produtos panificados 🍞, você terá a chance de se atualizar sobre as últimas tendências e desenvolvimentos da microbiologia de alimentos 💡. Além disso, a troca de experiências entre participantes e profissionais da indústria 🤝 criará um ambiente ideal para o aprendizado prático 💪.

Com duas edições já realizadas 📅 e mais de 500 participantes impactados 💥 com um conteúdo de extrema qualidade 💯, a Semana Nacional da Microbiologia de Alimentos na Indústria é um evento imperdível 🔥 para todos aqueles que buscam se desenvolver e crescer profissionalmente 🚀. E o melhor de tudo 🙌: Existe a possibilidade de inscrição gratuita 🎉!

Não perca a oportunidade de participar desse evento incrível! 🚀 A inscrição já está aberta. Acesse agora o site https://agronfoodacademy.com/semicro/ e garanta sua vaga! 

Inscreva-se agora 💻 e prepare-se para um mergulho ainda mais profundo na microbiologia de alimentos 🤿!

#SemanaNacionalDaMicrobiologiaDeAlimentos #MicrobiologiaDeAlimentos #IndústriaDeAlimentos #FrutasEHortaliças #Carne #Laticínios #Bebidas #ProdutosPanificados #AprendizadoPrático #ConteúdoDeQualidade #DesenvolvimentoProfissional #InscriçãoGratuita.
      Hoje o Agron Tips vai falar sobre legislação, vo Hoje o Agron Tips vai falar sobre legislação, você sabe consultar se algum alimento ou saneante está regularizado pela ANVISA?

Registro é o ato legal que reconhece a adequação de um produto à legislação sanitária. Trata-se de um controle feito antes da comercialização, sendo utilizado no caso de produtos que possam apresentar eventuais riscos à saúde.

Então é imprescindível consultar se qualquer produto ou ingrediente passou pelo crivo da ANVISA. Além de ser obrigatório é importantíssimo, tendo em vista a saúde do consumidor!

Para consultar é fácil! Basta entrar no site: https://consultas.anvisa.gov.br/#/alimentos/
Gostou? Deixa seu like e marque um amigo para espalhar essa informação!

#ANVISA #ALIMENTOS #AGRONFOODACADEMY #CONBRACA #SEMICRO
#ALIMENTOSSEGUROS #REGULATORIOS #RELEMBREAGRON
      O trabalho foi desenvolvido por Jenifer Ferreira d O trabalho foi desenvolvido por Jenifer Ferreira de Miranda e colaboradores membros do departamento de Bromatologia, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

A pesquisa foi pensada devido a busca por uma alimentação mais saudável e uma mudança no perfil alimentar da poupulação em geral, tendo estimulado pesquisas sobre alimentos e bebidas relacionados à redução de riscos à saúde, permitindo o desenvolvimento e a criação de novos produtos alimentícios.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/kombucha-de-infusao-de-cafe-arabica/

 #alimentaçãosaudável #kombucha #caféarabico #agronfoodacademy
      A revisão realizada por pesquisadores da Guru Nan A revisão realizada por pesquisadores da Guru Nanak Dev University, e publicada com o título “Phenolic composition, antioxidant potential and health benefits of citrus peel” no jornal Food Research International, traz um olhar para a casca de frutas cítricas como potencial fonte substancial de compostos naturais que melhoram a saúde.

Sendo as cultivadas em maior abundância no mundo, as frutas cítricas são conhecidas por suas propriedades antioxidantes que trazem benefícios para a saúde humana. Sua casca representa de 40 a 50% da massa total da fruta, e, geralmente, é considerada um desperdício. Porém, é fonte de compostos naturais, particularmente compostos fenólicos e carotenoides.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/beneficios-casca-de-citricos/
#benefíciosasaúde #cascadecítricos #agronfoodacademy
      A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do acordo de cooperação científica entre as instituições, lançam uma chamada de propostas de apoio à fixação de jovens doutores.

A chamada está inscrita no Programa do CNPq de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. Especificamente, o edital organizado com a FAPESP tem o propósito de contribuir para a retenção de jovens doutores em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica e/ou em temas estratégicos para o estado de São Paulo.

https://agronfoodacademy.com/agencias-lancam-chamada-para-fixacao-de-doutores-no-brasil/
      A pesquisa foi realizada por cientistas do Institu A pesquisa foi realizada por cientistas do Institute of Food Science Research, e publicada com o título: “Anti-inflammatory effect of two pomegranate seed oils obtained by green technologies in Caco-2 cells using the bioaccessible fraction from in vitro gastrointestinal digestion” no jornal Food Research International

Com beneficios comprovados, os ácidos α-linoléicos conjugados (CLAs) apresentam efeitos anticancerígenos, antiobesidade, antidiabéticos e anti-hipertensivos. No entanto, estão apenas presentes em gorduras animais e produtos lácteos. Devido a essa limitada fonte de recurso, recaí sobre a indústria alimentícia a fabricação, de forma sintética, de diferentes tipos de CLAs.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/efeito-anti-inflamatorio-roma/
##alimentacaosaudável #romã #agronfoodacademy
      A fabricação de filmes com características come A fabricação de filmes com características comestíveis é de grande interesse para as indústrias de alimentos e embalagens hoje, devido às demandas ambientais emergentes quanto ao uso de plásticos e à necessidade de materiais biodegradáveis ​​alternativos que possam fornecer funções de armazenamento e manutenção para uma vida útil semelhante às formas de embalagem sintéticas convencionais. 

https://agronfoodacademy.com/embalagens-de-soro-de-leite/

#sorodeleite #Agronfoodacademy #filmescomestiveis
      Confira nosso artigo sobre "Sálvia-comum: proprie Confira nosso artigo sobre "Sálvia-comum: propriedades e benefícios" no blog do nosso site: agronfoodacademy.com

#agronfoodacademy
      Irene Rodrigues Freitas (@irenerfreitas), Uma das Irene Rodrigues Freitas (@irenerfreitas), Uma das autoras do livro digital ÓLEOS VEGETAIS: PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, BIOATIVAS E ANTIOXIDANTES, tem um super convite! 

Dia 19/12/2022 às 17:00 todas as autoras estarão reunidas para o lançamento do livro e as mesmas gostariam de contar com sua presença!

A transmissão acontecerá no youtube da Editora Agron Food Academy pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=cj3TFSp_AVs

Esperamos vocês!
      Siga-nos

      Feito com amor por Agencia TDW - Todos os direitos reservados © - Agron Food Academy

      Esse site usa cookies