Back

Pesquisadores da Embrapa tornam bactéria encontrada no mandacaru em bioproduto para promover tolerância à seca em milho

Depois de 12 anos de pesquisa, a nova tecnologia chega ao mercado e é o primeiro produto destinado a diminuir os efeitos causados pelo estresse hídrico nas plantações de milho registrado no Mapa

Cientistas da Embrapa encontraram a rizobactéria Bacillus aryabhattai na rizosfera do mandacaru (Cereus jamacaru), que é um importante cacto da Caatinga, e a tornou a base de um novo bioinsumo que aumenta a resiliência e a capacidade de adaptação de lavouras de milho ao estresse hídrico. O bioproduto recebeu o nome comercial de Auras e é capaz de promover o crescimento da cultura mesmo em condições de secas.

O Auras é capaz de reduzir os efeitos causados pelas estiagens prolongadas, minimizando riscos e expressando o potencial das lavouras. O produto não aumenta a produção, mas protege de perdas ocasionadas pela seca. A estimativa é que o Auras proteja entre seis e oito sacos de milho por hectare, em média, contra um investimento que gira ao redor de meio saco de milho por hectare.

A tecnologia foi desenvolvida pela Embrapa Meio Ambiente, depois de mais de 12 anos de pesquisa, e será produzida e distribuída pela NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola, de Minas Gerais. É o primeiro produto comercial destinado a diminuir os efeitos causados pelo estresse hídrico nas plantas registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Segundo o pesquisador que fez parte da pesquisa, os isolados de bactérias podem apresentar papéis importantes na promoção do crescimento de plantas em solos secos, por exemplo. Ele conta que as bactérias tolerantes à seca, ao colonizar o sistema radicular das plantas sob estresse abiótico, produzem substâncias que hidratam as raízes, chamadas exopolissacarídeos.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, os bioinsumos têm papel relevante no desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira. 

Referência:

  1. Revista Cultivar. Bactéria encontrada no mandacaru vira bioproduto para promover tolerância à seca em milho | Grupo Cultivar [Internet]. 2021 [cited 2021 Apr 29]. Available from: https://www.grupocultivar.com.br/noticias/bacteria-encontrada-no-mandacaru-vira-bioproduto-para-promover-tolerancia-a-seca-em-milho

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!