Como surgiu o chocolate?
Acredita-se que os primeiros a consumirem chocolate, de forma bastante diferente da que conhecemos hoje, foi o povo Olmeca, habitantes da região do México em 1500 a.C., que já cultivavam o cacaueiro.
Séculos depois, Maias e Astecas desenvolveram o costume de beber chocolate. O chocolate maia era uma bebida reverenciada feita de sementes de cacau torradas e moídas misturadas com pimenta, água e fubá. Os maias despejavam essa mistura de uma panela para outra, criando uma bebida espessa e espumosa chamada “xocolatl”, que significa “água amarga”, resultando em um sabor diferente do que se conhece hoje. Os Maias consideravam o chocolate o alimento dos deuses e consideravam o cacaueiro sagrado.
O chocolate chegou à Europa através dos espanhóis que dominaram os Maias. Não se sabe ao certo como, mas é dito que o explorador Hernán Cortés trouxe chocolate para sua terra natal, a Espanha, em 1528. Acredita-se que Cortés tenha descoberto o chocolate durante uma expedição às Américas. Na Europa, o chocolate começou a se popularizar, sendo continuamente transformado até chegar no produto que conhecemos hoje.
Embora ainda servissem como bebida, os chocolates espanhóis eram misturados com açúcar e mel para adoçar o sabor naturalmente amargo. O chocolate rapidamente se tornou popular entre os ricos da Espanha e eram consumidos em cultos da Igreja Católica.
Demorou quase um século até que o chocolate saísse da Espanha e chegasse à França e depois ao resto da Europa. Isso aconteceu pois em 1615, o rei francês Luís XIII casou-se com Ana da Áustria, filha do rei espanhol Filipe III. Para comemorar a união, ela trouxe amostras de chocolate para as cortes reais da França. Então, o chocolate logo apareceu na Grã-Bretanha em “casas de chocolate” especiais. À medida que a tendência se espalhou pela Europa, muitas nações estabeleceram suas próprias plantações de cacau em países ao longo do equador.
O chocolate na Europa ainda era produzido de forma artesanal, um processo lento e trabalhoso. Mas com a Revolução Industrial chegando, as coisas estavam prestes a mudar. Em 1828, o químico Van Houten inventou a prensa que separa a manteiga de cacau do restante da massa, que originou o cacau em pó. Com a recombinação da manteiga de cacau com a massa, foi possível criar um produto mais estável e surgiu o chocolate sólido, comercializado pela primeira vez em 1847 pela empresa inglesa Fry’s.
Em 1879, Daniel Peter, chocolateiro suíço, teve a ideia de usar leite condensado, inventado pelo químico Henri Nestlé em 1867, para fazer o chocolate ao leite. No mesmo ano Rodolphe Lindt inventou um processo para melhorar a qualidade dos bombons de chocolate.
A partir daí, várias empresas passaram a comercializar o chocolate.
A produção e o consumo de chocolate no Brasil foi introduzido pela colonização dos europeus que já haviam aprimorado suas formas de produção e consumo. A cultura cacaueira foi introduzida no Brasil no século XVII pelos portugueses.
Somente a partir da segunda metade do século Século XIX algumas fábricas foram instaladas no Brasil. Em Porto Alegre os irmãos Franz e Max Neugebauer, imigrantes alemães, juntamente com o sócio Fritz Gerhardt fundaram a empresa Neugebauer Irmãos & Gerhardt em 1891, tendo sido a mais antiga fábrica brasileira de chocolate.
Referências:
Magnum. Where does Chocolate come from?. [Internet]. 2022 [acesso em 2022 Dez 05]. Disponível em: https://www.magnumicecream.com/br/home.html
InfoEscola. Chocolate. [Internet]. 2022 [acesso em 2022 Dez 05]. Disponível em: https://www.infoescola.com/alimentos/chocolate/
EJEQ. Saiba tudo sobre o Chocolate: desde sua história, até seu processo de produção e aplicações atuais!. [Internet]. 2022 [acesso em 2022 Dez 05]. Disponível em: https://www.ejeq.com.br/chocolate/