Back

CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES DA AMORA PRETA (Rubus spp): UMA REVISÃO

Resumo: A amoreira é uma planta rústica pertencente à família Rosaceae, gênero Rubus, origem Asiática e introduzida no sul do Brasil na década de 70. A fruta destaca-se pela sua variedade nutricional, tecnológica e medicinal. Pelas características de perecibilidade e sazonalidade da amora preta o consumo in natura se torna limitado, neste sentido a aplicação de tecnologias de processamento são importantes. O presente estudo tem por objetivo abordar pontos chave para o entendimento da amora preta, suas características e aplicações tecnológicas em formato de revisão de literatura. Os tópicos abordados discorrem sobre as características gerais da amora preta como origem, estruturas, diferentes espécies, características físico-químicas, composição centesimal, variação de compostos fenólicos e antocianinas em diferentes meses de colheita, especificidades sobre a cor, presença de antioxidantes e pigmentos, finalizando com aplicações tecnológicas como corante natural, fermentado alcoólico, seco e frozen. Desta forma, com o interesse do consumo de amora e seus produtos pelas características nutricionais, tecnológicas e sensoriais pode-se verificar o potencial de uso do fruto em produtos alimentícios.

Autores:  Talita Fernandes Ferreira; Larissa Costa de Oliveira; Fabiana Cazeli Panage Lopes ; Otávio Henrique Ferreira ; Tatiana Nunes Amaral*

Consultar afiliações no livro

DOI: doi.ordoi.org/10.53934/9786599539664-6

ISBN: 978-65-995396-6-4

Capítulo do livro: Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply