Back

USO DE AGENTES DE PRÉ-TRATAMENTO NA AGRICULTURA: UMA REVISÃO

Resumo: A germinação de sementes e a emissão da parte aérea (PA) são etapas determinantes para o desenvolvimento bem-sucedido de uma planta. Contudo, uma ampla gama de estresses ambientais, tais como salinidade, inundações, seca, extremos de temperatura, metais pesados, etc, impactam o crescimento e causam perdas de safras em todo o mundo. Neste sentido o condicionamento pré-semeadura pode garantir a germinação, reduzir o tempo de emergência das plântulas e melhorar o estabelecimento vegetal. Deste modo, este Capítulo objetiva apresentar o estado da arte do pré-tratamento em sementes, e revisa artigos que tratam de: Tipos de tratamentos pré-semeadura, como manitol e sorbitol, além de diferentes sais, como nitrato de sódio, cloreto de magnésio, cloreto de sódio e nitrato de potássio; bem como o uso de espécies sinalizadoras de estresse oxidativo, como o óxido nítrico e peroxido de hidrogênio aplicados em sementes e/ou plântulas para mitigar os efeitos danosos de diversos tipos de estresses.

Autores: Micaelle Ribeiro dos Santos Gomes; Francisco Dalton Barreto de Oliveira; Marta Laura Noronha da Silva Gonçalves; Camila ribeiro dos Santos Gomes; Lineker de Sousa Lopes; Humberto Henrique de Carvalho

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-98

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply