ANÁLISE DOS IMPACTOS DO DÉFICIT HÍDRICO NO METABOLISMO DA SACAROSE EM FRUTOS DE TOMATEIRO

Resumo: O tomateiro (Solanum lycopersicum) é uma das hortaliças mais cultivadas no mundo e corresponde a um ótimo modelo biológico para o desenvolvimento de frutos carnosos. Pesquisas verificaram que o déficit hídrico possibilita o acúmulo de açucares solúveis no tomate. As enzimas metabolizadoras da sacarose desempenham atividades essenciais no metabolismo de açucares nos frutos e, devido à base restrita de conhecimento dos efeitos ocorridos durante o déficit hídrico sobre tais enzimas, o estudo objetivou avaliar os efeitos da deficiência hídrica em parâmetros fisiológicos, de qualidade e produção, assim como expressão de genes codificadores para as enzimas SUSY e SPS nos frutos. Plantas submetidas à deficiência hídrica demonstraram diminuição significativa da taxa fotossintética, taxa respiratória, condutância estomática e potencial hídrico foliar, assim como houve incremento no conteúdo de sólidos solúveis totais (°Brix) nos frutos submetidos ao déficit hídrico. Os genes SISPS e SUSY4 foram regulados positivamente nos frutos em déficit, enquanto o gene SUSY1 foi regulado negativamente tanto no tratamento controle como déficit hídrico. Os resultados permitem inferir que o déficit hídrico influencia positivamente na expressão de genes do metabolismo da sacarose, e podem ser utilizados em pesquisas visando a adaptação de frutos à resistência hídrica e melhora na qualidade do fruto.

Autores: Miguel Gabriel Moraes Santos; Ana Cláudia Oliveira Barbosa; Dilson Sousa Rocha Júnior; Glaucia Carvalho Barbosa Silva; Paulo Henrique Gomes Alves de Oliveira; Nathiele Santos Araújo; Márcio Gilberto Cardoso Costa

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-97

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!