UTILIZAÇÃO DA MANDIOCA (Manihot esculenta) NA ALIMENTAÇÃO DE FRANGOS DE CORTE: REVISÃO

Resumo: O aumento do custo das rações utilizadas na alimentação de frangos de corte, faz com que os produtores busquem alternativas que reduzam os custos de produção, mantenha a produtividade e a qualidade da carcaça. Diante dessa situação, passou-se a utilizar subprodutos da mandioca (Manihot esculenta). Sendo assim, este trabalho teve como objetivo demonstrar que a utilização da parte área da mandioca tem sido utilizada como alternativa alimentar de modo eficaz e financeiramente na dieta de aves de corte. Substituindo parcialmente a alimentação convencional das aves, de milho e soja, por uma alimentação mista. Estudos com a utilização do feno de mandioca na ração das aves em até 30% de sua composição proporcionou resultados favoráveis e semelhantes a alimentações convencionais como a de milho e soja, tornando-se uma alternativa rentável principalmente devido ao seu baixo custo de produção. Podemos concluir que a mandioca pode sim ser um bom substituto para a alimentação convencional de frangos de corte, pois esta é capaz de manter o ganho de peso das aves e fornecer os nutrientes necessários para um crescimento saudável e uma produção de carne de boa qualidade.

Autores: Simone Jales de Barros Diniz; Diego Pontes Soares; Denise Damasio Cavalcante; Raiane Carneiro Feitosa; Ana Luísa Costa Martins; Maiza Araújo Cordão

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-72

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!