ZINGIBER OFFICINALE NAS RAÇÕES PARA CODORNAS JAPONESAS EM POSTURA: REVISÃO

Resumo: Os antibióticos são utilizados na produção animal como promotores de crescimento. Porém, recentemente há uma proibição ao uso dessas substâncias na alimentação de aves em alguns países. E com isso diversas pesquisas têm surgido com a finalidade de substituir os antibióticos por aditivos alternativos. Os aditivos fitogênicos são substâncias de origem vegetal oriundas de plantas medicinais que contêm uma abundante diversidade de espécies, ervas e produtos derivados, que possuem vantagens na saúde e produção animal. A utilização de gengibre nas rações para as aves é uma alternativa como aditivo fitogênico, devido apresentar diversos constituintes tais como ácido fenólico, terpenoides e flavonoides que apresentam efeitos farmacológicos como: anti-inflamatório, antimicrobiano, anti-hiperglicêmico, imunomoduladores, antilipidêmico, antitumorigênico, antieméticos, antiproliferátivo, anti-apoptótico, antioxidante e cardioprotetor. O gengibre contém em sua composição diversos compostos biologicamente ativos como: shogaols, gingerol, gingerdione, gingerdiol, curcumina, zingiberene e bisaboline, estes compostos podem estimular o sistema digestório, assim como suas enzimas, o pH e a atividade microbiana intestinal. Portanto, objetivou-se com está revisão buscar informações cientificas, sobre a utilização de gengibre na alimentação de codornas japonesas em postura. O presente estudo apresenta importantes contribuições para o meio científico, sobre a utilização de aditivos fitogênicos a fim de substituir os antibióticos sintéticos, no qual o gengibre é uma alternativa benéfica para está substituição, trazendo diversos benefícios como: aumento na a produtividade das aves, melhora a digestão e absorção de alimentos, aumentam do fluxo de suco gástrico, aumento na massa total de ovos produzidos e diminuição dos níveis séricos de colesterol.

Autores: Stéfane Alves Sampaio; Júlia Marixara Sousa da Silva; Roger Freitas Soares; Nadya Gabrielly Dias da Silva; Alison Batista Vieira Silva Gouveia; Fabiana Ramos dos Santos6; Cibele Silva Minafra

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-73

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!