PRODUÇÃO DE SOJA NA REGIÃO SUDESTE PAULISTA, SAFRA 2020/21

Resumo: A cultura da soja merece destaque por exercer uma relevante contribuição na melhoria dos sistemas produtivos paulistas, atuando principalmente na sucessão de culturas e reforma de áreas canavieiras A definição cultivar mais adequada para cada região e cada sistema é de suma importância para se alcançar altas produtividades de soja. Objetivou-se com o presente estudo analisar a performance produtiva de 30 cultivares de soja em três municípios do sudeste de São Paulo, na safra 2020/21. Nos três locais os experimentos foram instalados no delineamento em blocos casualizados, e 3 repetições. As médias foram agrupadas através do teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. Avaliou-se a produtividade de grãos. Conclui-se a adaptabilidade das cultivares comerciais, quanto a produtividade de grãos, varia nos locais avaliados dentro da região sudeste paulista e algumas apresentam potencial produtivo mais elevado a média nacional e também do estado de São Paulo.

Autores: Everton Luis Finoto; Sérgio Doná; Vera Lúcia Nishijima Paes Barros; Marcelo Ticelli; Luiz Antonio Dias de Sá; José Luiz Bonatti; Maria Beatriz Bernardes Soares

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-4

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!