DESENVOLVIMENTO DE BEBIDAS EM PÓ: COMPARAÇÃO SENSORIAL ENTRE DIFERENTES SABORES E COLÁGENOS

Resumo: Alimentos ou ingredientes funcionais são aqueles que produzem efeitos benéficos a saúde, além de suas funções nutricionais básicas, são caracterizados por ter um valor nutritivo inerente à sua composição química, por oferecer vários benefícios à saúde, além de poder desempenhar um papel importante na redução do risco de doenças crônicas degenerativas. Diante dos inúmeros alimentos considerados funcionais, o colágeno representa de 25-30% das proteínas totais do organismo, sendo que alguns tipos são mais abundantes do que os outros. Analisando então a demanda do mercado atual e visando a praticidade do consumidor, a presente pesquisa possui o objetivo de constatar através de avaliações sensoriais, quais os tipos de suco em pó, para uma bebida instantânea, que mais disfarçou o sabor do colágeno em pó, e se este sabor conseguiria mascarar diferentes marcas de colágenos do mercado. O método utilizado foi por meio de duas análises sensoriais com questionários em escala hedônica de aceitação onde se obteve os resultados em relação ao sabor, aparência, cor, aroma, solubilidade, intenção de compra e avaliação geral. O sabor de bebida à base de colágeno com maior avaliação geral foi a de frutas vermelhas e a marca de colágeno hidrolisado melhor avaliada foi a número 1.

Autores: Elke Shigematsu; Karina Carvalho Sousa; Raissa Carolini dos Santos; Claudia Dorta; Marie Oshiiwa; Alda Maria Machado Bueno Otoboni; Juliana Audi Giannoni

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-2

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!